Os botecos são parte da cultura brasileira. Nos séculos passados, eles eram locais simples onde vendiam bebidas e petiscos baratos. Com o tempo, os botecos se tornaram espaços de convivência e distração, onde as pessoas se reúnem para conversar, beber aquela cerveja gelada no copo americano e, claro, comer.
- Cinco restaurantes que servem bufês até R$ 33 em Curitiba
- Cinco pastelarias tradicionais em Curitiba
Seja para um happy hour ou uma noite mais animada com boas companhias, Curitiba oferece opções de botecos históricos, que fazem parte do cotidiano dos curitibanos há décadas. Confira cinco dicas de botecos:
Jacobina
Famoso desde 2005 por suas comidas de boteco, o Jacobina Bar, localizado no Juvevê, é um ambiente descontraído, decorado à moda antiga e conta com música ao vivo. Além disso, o boteco oferece pratos individuais de barreado às terças-feiras e aos domingos. O barreado é servido no horário de almoço. Recentemente o bar mudou a fachada, que agora estampa o nome “Jacó”.
Local: Rua Almirante Tamandaré, 1365 – Juvevê
Horário: segunda a sexta-feira, das 11h à 00h; sábado, das 11h30 às 16h; domingo, das 11h30 às 16h
Casa Velha
Um dos botecos mais tradicionais de Curitiba, o Casa Velha foi inaugurado em em 1927. No cardápio da casa, dois são os principais destaques: o Bola Cheia (um bolinho de carne recheado com queijo provolone) e o bolinho de mandioca com carne seca. Leia aqui a história do Casa Velha.
Local: Rua Mateus Leme, 5981 – Abranches
Horário: terça-feira a sexta, das 17h à 00h; sábado, das 11h30 à 00h
Mercearia Fantinato
A Mercearia Fantinato é um boteco raiz, conhecido por oferecer uma das melhores carnes de onça de Curitiba. O estabelecimento combina o charme do boteco tradicional, com a decoração dos anos 1990. O cardápio oferece uma variedade de petiscos, como pastéis, bolinhos de carne, e outras delícias típicas de boteco, além de uma boa seleção de cervejas artesanais. É um lugar popular para happy hour e encontros entre amigos.
Local: Rua Mateus Leme, 2553 – Bom Retiro
Horário: segunda a sábado, das 11h à 1h
Bar do Edmundo
Com 59 anos de história, o Bar do Edmundo é conhecido pela tradição de reunir amigos para beber, comer e conversar. O carro-chefe da casa é o bucho à milanesa. O cardápio é recheado de petiscos, como a pururuca no baldinho e a porção de anéis de cebola. Além disso, tem opções para os dias frios, com uma variedade de sopas, e pratos com frutos do mar. Um diferencial do cardápio é a rã à milanesa.
Local: Avenida Erasto Gaertner, 1764 – Bacacheri
Horário: segunda a sábado, das 18h à 23h
Bar Giraldi
Fundado em 1964, o Bar do Giraldi é famoso por seu caldo piranha, uma ótima pedida para quem quer “curar” a ressaca. Além das cervejas e cachaças, o bar se destaca por seu cardápio típico de comida de boteco. Algumas opções incluídas são a feijoada, petiscos e carne de onça.
Local: Rua Schiller, 200 – Cristo Rei
Horário: terça a sexta-feira, das 15h às 22h; sábado, das 10h às 21h; domingo, das 10h às 15h
Bek’s Bar
O Bek’s Bar ostenta o título de “especialista em comida de boteco e cerveja gelada”. Em funcionamento desde 1980, o Beks faz parte da memória de muitos curitibanos. O cardápio do local é diversificado. Além dos petiscos para todos os gostos (inclusive para pessoas veganas), o boteco dispõe de uma variedade de bebidas alcoólicas, que vão desde o gin até a cachaça mineira.
Local: Rua Brasílio Itiberê, 3645 – Água Verde
Horário: terça-feira, das 16h30 às 23h; quarta e quinta, das 16h30 à 1h; sexta e sábado, das 16h30 às 2h