
Esta semana que fecha o mês de maio, o mês do trabalhador, terá duas ações mirando quem busca emprego, uma delas inédita e inusitada.
Para ajudar quem está em busca de um novo trabalho, a Prefeitura fará, nesta segunda-feira (26), a Blitz do Emprego. A ação vai passar por ruas do Centro oferecendo as vagas que as empresas da cidade precisam preencher.
A blitz, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação (SMDEI), vai começar às 9h. A saída ocorre no calçadão da Rua XV de Novembro, 621, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP).
O local será o ponto de concentração de servidores dos Sines curitibanos, identificados com camisetas do evento. Eles vão abordar os pedestres e oferecer as vagas de trabalho cadastradas no banco de dados do Sine, com acesso ao sistema via smartphone. Os perfis compatíveis com as demandas das empresas serão encaminhados às próximas etapas dos processos seletivos.
Blitz do emprego
“A Blitz do Emprego é uma ação inédita na cidade, que leva oportunidades de trabalho até onde as pessoas estão. Nosso objetivo é ampliar a visibilidade dos serviços dos nossos Sines, aumentar o número de contratações e captar novas vagas de comércio da região central”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
O grupo vai da Rua XV de Novembro à Barão do Rio Branco, rumo ao Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques). Depoos, segue para a Praça Tiradentes. Após contornar a praça, chegará à Rua Monsenhor Celso para retornar ao Calçadão da XV e avançar ao ponto final da blitz, na Boca Maldita. Lá, as equipes ficam até as 15h. No local, também estarão o Sine Móvel e o Urbs Móvel.
No percurso, a Blitz do Emprego vai realizar outros serviços, como orientações sobre o uso da Carteira Digital do Trabalho, sobre o Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego. E vai visitar os comerciantes da região, incentivando-os a cadastrar suas vagas de emprego no banco de dados do Sine, aumentando o alcance da divulgação.
Mutirão
Já a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, realiza nesta quarta-feira (28) o Mutirão Emprega Mais Cajuru, com a oferta de mais de 3 mil empregos na Capital e a participação de 50 empresas.
O evento acontece na Rua da Cidadania do Cajuru, ao lado Terminal do Capão da Imbuia, das 9h às 16h. A entrega de senhas vai até as 13h.
É a última ação do Mês do Trabalhador, iniciativa promovida pelo Governo do Paraná para fortalecer políticas públicas de geração de emprego e renda no Estado.
Ao todo, houve quatro grandes mutirões, com oferta de mais de 5 mil vagas e participação de centenas de empresas:
- Mutirão para pessoas com 50 anos
- Empregabilidade Negra
- Mutirão do Ginásio ao Emprego
- Mutirão Emprega mais Cajuru.
Paraná apresenta taxa de desocupação de apenas 4% no 1º trimestre de 2025
O Paraná registrou o melhor 1º trimestre da série histórica na taxa de desocupação, com 4%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada no dia 16 de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É a 4º menor taxa de desempregados do Brasil no trimestre pesquisado, atrás apenas de Santa Catarina (3%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%) e empatado com Espírito Santo (4%) e Mato Grosso do Sul (4%).
Até então, o melhor 1º trimestre paranaense era de 2024, com taxa de 4,8%, índice que já vinha reduzindo desde o 1º trimestre de 2021 (9,4%), durante o início da vacinação da pandemia. No ano seguinte, em 2022, o índice do 1º trimestre foi de 6,8% e, em 2023, de 5,4% no mesmo período.
O resultado paranaense dos primeiros três meses de 2025 é também o 4º melhor de um trimestre da série histórica. Fica atrás apenas dos 4º trimestres de 2024 (3,3%), de 2013 e de 2014 (ambos com 3,8%), e empatado com o 3º trimestre de 2024 (4%). No Brasil, o número de desempregados passou de 6,2% para 7% na passagem dos dois últimos trimestres, crescimento de 0,8 p.p.
Com relação ao sexo, a taxa de desocupação no Estado foi maior entre as mulheres, com 4,7%, enquanto que os homens tiveram índice de 3,4%. Já quanto às faixas etárias, o IBGE aponta que a desocupação é maior entre as pessoas com idades entre 14 a 17 anos, seguida por 18 a 24 anos (8,1%), 25 a 39 anos (3,5%), 40 a 59 anos (2,5%) e 60 anos ou mais (1,7%).
Ocupados
O IBGE também aponta que o Paraná alcançou a maior taxa de pessoas com trabalho da série histórica da PNAD Contínua. O total chega a 6,156 milhões de pessoas ocupadas, seja como empregado, empregador, por conta própria ou trabalhador familiar auxiliar. São 20 mil pessoas ocupadas a mais em relação ao 4º trimestre de 2024, quando eram 6,136 milhões.
O Estado rompeu a barreira de mais de 6 milhões de pessoas ocupadas no 1º trimestre de 2024. E vem crescendo a cada trimestre desde então. O número de pessoas em atividade no Paraná é o 5º maior do País, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, todos estados mais populosos.
Três mil vagas: mutirão do Cajuru tem oferta em diversas áreas
O mutirão no Cajuru oferecerá vagas em diversas áreas, com foco em oportunidades imediatas e encaminhamento direto para entrevistas. Além disso, haverá serviços de intermediação de mão de obra, orientação profissional, atualização de cadastros e encaminhamento para cursos de qualificação.
A ação tem como objetivo aproximar os empregadores da população que está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, promovendo inclusão produtiva e ampliando o acesso às oportunidades disponíveis.
O mutirão é gratuito e não requer inscrição prévia. Os interessados devem comparecer com documentos pessoais e currículo impresso, mas não é obrigatório.
Em Curitiba, quem participar do Mutirão terá direito à integração no transporte público com validade estendida para 6 horas. A integração entre as linhas de ônibus e as Ruas da Cidadania funciona por meio do cartão-transporte, que deve ser validado primeiro em um terminal ou estação-tubo e, depois, na Rua da Cidadania.
Após essa segunda validação, é possível retornar ao terminal ou estação-tubo sem pagar outra tarifa, desde que isso ocorra dentro do prazo da integração — que, neste caso especial do Mutirão, será de até 6 horas.
“Encerramos o Mês do Trabalhador com mais uma grande ação, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com quem está em busca de uma oportunidade. Esses mutirões têm gerado resultados concretos: milhares de encaminhamentos, entrevistas e contratações. Nosso foco é transformar políticas públicas em oportunidades reais para os paranaenses”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.