A semana de Páscoa começou com o céu encoberto em Curitiba e mínima de 17ºC. Após um domingo de muita instabilidade no Paraná, a segunda, 14, tem predomínio de tempo estável. No Noroeste, Oeste e Norte, a ausência de nuvens favorece a uma queda nas temperaturas, com mínimas abaixo dos 18 °C na maioria das cidades. Mas e o frio de verdade, quando chega? A previsão é de que ainda em abril, as temperaturas caiam, mas só depois do Feriado de Páscoa.
Leia mais:
A segunda-feira será marcada por maior cobertura de nuvens em grande parte do Paraná. Ao amanhecer, as temperaturas mínimas devem variar entre 13°C e 15°C na metade sul do estado, incluindo o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
No Leste, entre a RMC e o litoral, há chance de garoa ou chuva fraca ao longo do dia, devido ao ingresso de umidade proveniente do oceano. “A partir da tarde, não se descarta a ocorrência pontual de chuva, sem indicativo de temporais ou precipitações intensas”, afirma o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen.
O destaque desta segunda será a grande amplitude térmica, pois amanhece com temperatura um pouco mais amena, mas à tarde chega a valores um pouco mais elevados, se aproximando dos 30ºC no Norte. No Oeste e Sudoeste valores entre 27ºC e 28ºC nos termômetros e no Centro-Sul paranaense em torno de 25ºC. Na Região Metropolitana de Curitiba, máxima de apenas 22ºC e na região das praias não passando dos 23ºC dos termômetros.
Para terça, 15, áreas de instabilidade se formam rapidamente no Paraguai e avançam para cima do Paraná. “E com isso o tempo muda rápido entre o Oeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas.
Mas esse sistema atravessa todo o Estado e deixa o tempo instável também nas outras regiões paranaenses”, diz Jacóbsen.
Uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil, na quarta, 16, mas com fraca intensidade. Ela deve provocar chuva localizada e aumento da nebulosidade. E de quinta-feira, 17, uma massa de ar deixa a temperatura um pouco mais amena. A mínima em Curitiba fica entre 15ºC (quinta) e 16ºC (domingo) e de 24ºC e 20ºC respectivamente.
No Norte, no domingo faz 26ºC de máxima em Maringá, Londrina, Guaíra, Umuarama e Campo Mourão. As mínimas ficam em entre 18ºC e 19ºC.
E o frio?
Conforme dados do Climatempo, a partir da segunda quinzena, os termômetros devem começar os dias mais frios. No entanto, as mínimas devem ficar na casa do 10ºC no Paraná, de acordo com as projeções. Ainda de acordo com o Climatempo, simulações atmosféricas de previsão de temperatura indicam um novo resfriamento intenso sobre o Brasil a partir do dia 23 de abril.
Esse frio será provocado por uma massa de ar frio, de origem polar, de forte intensidade. Essa deve ser mais intensa que a registrada no primeiro fim de semana de abril. O meteorologista Vinícius Lucyrio explica que essa frente fria é pós feriado da Páscoa e Tiradentes.
O meteorologista adianta que o ar mais frio pode ter força para causar temperaturas abaixo dos 10°C no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo.
Lucyrio diz que a intensidade do frio no Sul vai depender da posição e do deslocamento do ciclone extratropical que deve se formar com esta frente fria. “De qualquer forma, já temos que ficar atentos para uma possível onda de temporais na passagem desta frente fria.” Além desta frente fria, uma nova deve ocorrer entre o final de abril e início de maio.