
O sol vai estar presente em todos os dias desta semana nos céus de Curitiba. Ao menos é o que diz a previsão do Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que prevê máximas na casa dos 30ºC para praticamente todos os dia deixando a Capital no modo ‘forno ligado’.
A segunda-feira, 15 de janeiro, já chegou quente, com a mínima de 21ºC. O mesmo ocorreu nas demais regiões. No oeste, os termômetros já registram 32 ºC, no litoral 30 ºC e em Curitiba 28 ºC, isso às 10 horas desta manhã, conforme post no portal do Simepar do meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri.
“Desde a madrugada são registradas pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de descargas elétricas entre as regiões noroeste, oeste e sudoeste do estado. A imagem dos radares do Simepar, mostra as áreas de chuvas que atuam no estado neste momento”, afirma.
Essas chuvas devem ocorrer em todo o Estado e a qualquer hora do dia exatamente por conta do calorão.
Mas a partir de quarta-feira, 17 de janeiro, uma nova frente fria se aproxima do Paraná e, junto com uma área de baixa pressão, podem trazer de volta tempestades.
Até lá as máximas do Paraná podem chegar a 34ºC em Foz e 33ºC em Guaíra e Umuarama nesta terça-feira, 16 de janeiro. Na quarta esquenta ainda mais. As máximas previstas são de 35ºC em Umuarama e Paranaguá e 34ºC em Foz, Guaíra e Paranavaí.
Em Curitiba a máxima na terça pode chegar a 30ºC e a 31ºC na quarta-feira, segundo previsão do Simepar.