Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba está convocando um novo grupo para receber a dose de reforço anticovid antecipada entre os dias 10 e 14 de janeiro (veja o cronograma abaixo). A antecipação segue recomendação do Ministério da Saúde para reduzir o intervalo de aplicação da dose complementar.

Estão sendo convocadas para receber a dose de reforço cerca de 56,9 mil pessoas vacinadas com a segunda dose entre 27 de agosto e 2 de setembro. A convocação desse público é possível com o recebimento de um novo lote de imunizantes. Novas antecipações dependem de avaliação de estoque e chegada de mais imunizantes.

Também está sendo convocado um novo público para antecipação da segunda dose, são pessoas que foram vacinadas em períodos de repescagem.

Alerta
A SMS orienta para que a população consulte o aplicativo Saúde Já, os convocados para a antecipação receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo informando a data da aplicação. Saiba como consultar.

Repescagem
Quem não puder comparecer na data da convocação poderá buscar os pontos de vacinação para receber a vacina na repescagem contínua. Essa é a estratégia adotada pelo município para garantir que nenhum morador da cidade fique sem a vacina: podem buscar a aplicação todos que não puderam comparecer na data, tanto para a aplicação da primeira e segunda doses como para a dose de reforço.

Onde tem vacina
Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.

Orientação para receber dose e o reforço
Para receber a dose de reforço, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, e levar um documento de identificação com foto e CPF.

Cronograma de antecipação da dose de reforço
• Segunda-feira, 10 de janeiro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 29 de agosto;
• Terça-feira, 11 de janeiro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 30 de agosto;
• Quarta-feira, 12 de janeiro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 31 de agosto;
• Quinta-feira, 13 de janeiro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 1 de setembro;
• Sexta-feira, 14 de janeiro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 2 de setembro.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também divulgou o cronograma para aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 na próxima semana. São esperadas 13,9 mil pessoas para completar o ciclo vacinal primário, são aqueles que receberam a primeira dose durante a repescagem contínua.

Os novos convocados foram vacinados com a primeira dose de Pfizer entre os dias 16 de novembro e 23 de dezembro e com a primeira dose de Coronavac entre os dias 20 e 23 de dezembro. Parte do grupo é de pessoas que estão tendo a sua segunda dose antecipada.

“Nesse momento que estamos enfrentando um aumento no número de casos é muito importante que a população coloque a situação vacinal em dia. Todas as informações estão no Saúde Já, consulte e não falte a vacinação”, orienta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Quem não puder comparecer à aplicação da segunda dose na data marcada, poderá procurar, depois, nos dias em que houver atendimento nos pontos de vacinação para completar o ciclo de imunização. “Mas isso tem que ser feito o quanto antes, vacina é prioridade”, diz Márcia. A Saúde tem mantido a repescagem contínua para primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

Não estão sendo convocadas para a antecipação pessoas que a segunda dose ainda não atingiu o intervalo mínimo recomendado pelo laboratório fabricante do imunizante.

Antecipações
Parte do grupo convocado para segunda aplicação da Pfizer são pessoas que terão a segunda dose antecipada, atendendo a redução do intervalo. Com essa antecipação o município chegará ao novo intervalo mínimo recomendado entre as doses de 21 dias.

Mensagem
Os convocados para antecipar a segunda dose terão a data na vacina alterada na carteirinha digital e também receberão mensagem de lembrete pelo aplicativo Saúde Já Curitiba ainda nesta semana. A nova data pode ser consultada no aplicativo Saúde Já Curitiba, no campo Próximas Vacinas (veja abaixo como consultar).

Locais de vacinação
Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.

Como consultar o dia da segunda dose
Pelo aplicativo Saúde Já:
1 – Abrir o aplicativo no celular;
2 – Clicar em “Carteira de Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

Pelo site:
1 – Abrir www.saudeja.curitiba.pr.gov.br;
2 – Clicar em “Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

O que levar para receber a segunda dose
Para receber a segunda dose da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, e levar um documento de identificação com foto e CPF.

Cronograma de segunda dose
Segunda-feira (10/1)
– Pfizer: vacinados com primeira dose entre 16 de novembro e 14 de dezembro;
– Coronavac: vacinados com a primeira dose em 20 de dezembro;

Terça-feira (11/1)
– Pfizer: vacinados com primeira dose entre 15 e 20 de dezembro;
– Coronavac: vacinados com a primeira dose em 26 a 29 de novembro;

Quarta-feira (12/1): não haverá agendamento para segunda dose, somente faltosos;

Quinta-feira (13/1)
– Pfizer: vacinados com a primeira dose entre 21 e 23 de dezembro;
– Coronavac: vacinados com a primeira dose em 22 e 23 de dezembro;

Sexta-feira (14/1): não haverá agendamento para segunda dose, somente faltosos.