
A Serra da Baitaca, localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), está com novidades. Recentemente, o Instituto Água e Terra (IAT) terminou a construção de um receptivo para os visitantes no local. Agora, em vez de um trailer na entrada, logo ao lado do estacionamento, há uma casa azul por onde os trilheiros passam para se cadastrar antes de subir uma montanha ou seguir até uma cachoeira. O cadastro para visitação é feito através de um QR Code, que deve ser preenchido tanto na entrada quanto na saída do parque estadual.
Na Serra da Baitaca estão três conhecidas montanhas paranaenses, o Anhangava, o Samambaia e o Pão de Loth. Além disso, ali fica também um trecho do Caminho do Itupava, uma trilha histórica que conecta o Litoral do Paraná com a Grande Curitiba, além de uma série de cachoeiras. É um lugar muito buscado pelos aventureiros por ser de fácil acesso, inclusive de ônibus, e por apresentar opções bastante recomendadas para quem está iniciando, tanto nas trilhas como na escalada.
Com a nova estrutura, a expectativa é que se tenha um melhor controle no acesso de visitantes ao local. Isso porque os funcionários que cuidam do parque agora ficam logo na entrada das trilhas, vendo qualquer pessoa que entre ou saia dali. Além disso, em breve também vão inaugurar uma lanchonete, que aproveitará a estrutura do receptivo. Ainda não há, contudo, informações sobre os dias e horário de funcionamento ou mesmo uma data de inauguração. Já instalou-se, no entanto, uma geladeira e também começou a organização de cadeiras e mesas de madeira do estabelecimento.
Novas regras à vista
O Bem Paraná também apurou que novas regras para visitação à Serra da Baitaca devem ser impostas em breve.
Hoje, por exemplo, o parque estadual fica 24 horas aberto. E isso já é quase certo que irá mudar, embora ainda não esteja definido qual será o horário de funcionamento. Informalmente, fontes revelaram ser possível que o acesso aos trilheiros seja liberado das 4 às 16 horas, ainda permitindo o acesso de visitantes para o nascer e o pôr do Sol.
Além disso, outra medida que estaria sendo avaliada é a proibição de passeios em dias de chuva, a exemplo do que já ocorre no Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, no litoral paranaense. A medida teria a intenção de preservar as trilhas, que acabam se degradando mais quando pisadas em dias molhados.
Ainda não há, contudo, informações oficiais sobre o assunto. A expectativa é que anunciem-se novidades nas próximas semanas.
Como acessar a Serra da Baitaca
O Parque Estadual Serra da Baitaca fica em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). No local ficam os morros do Anhangava, Samambaia e Pão de Loth, ótimas opções para quem quer iniciar nesse tipo de aventura. Além disso, o acesso à Unidade de Conservação é fácil e pode ser feito de carro ou até de ônibus. Há funcionários 24 horas para recepção e cadastro de visitantes.
De carro, partindo do trevo do Atuba, em Curitiba, siga pela BR-116, sentido São Paulo, até o trevo de Quatro Barras à direita, seguindo as placas que indicam Borda do Campo e Morro do Anhangava. Chegando ao centro da cidade há uma praça (referência Avenida das Pedreiras), siga o trecho asfaltado até o trailer do IAT à direita, na Rua Izahir Lago.
Por ônibus, é possível pegar a linha Guadalupe – Quatro Barras no terminal do Guadalupe (no Centro de Curitiba), descer no terminal de Quatro Barras e embarcar no circular até a Borda do Campo, descendo no ponto final, bem próximo do trailer do IAT.