Nesta terça-feira (15), às 9 horas, servidores federais, estaduais e municipais realizam um ato conjunto em defesa do serviço público com o objetivo de barrar o avanço das propostas de reforma administrativa que vêm sendo discutidas na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A manifestação acontece no pátio central da Reitoria da UFPR, na rua XV de Novembro, no Centro, em Curitiba.
O ato está sendo organizado pelo Fórum Estadual em Defesa do Serviço Público, formado recentemente por um conjunto de lideranças sindicais do funcionalismo do Paraná visando a unificação da luta contra as mudanças pretendidas pelos deputados federais.
No último dia 28 de maio, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a criação de um Grupo de Trabalho para apresentar no prazo de 45 dias um texto legislativo para a reforma administrativa. Motta tem defendido a sua votação antes do início do recesso parlamentar no próximo dia 18 de julho.
Para as lideranças sindicais, além de extemporâneas, as medidas pretendidas pelos parlamentares irão prejudicar os serviços públicos voltados para a saúde, a educação, a segurança pública e o atendimento à população mais vulnerável.