00461834
Servidor dá dicas para quem quer aproveitar a cidade com a criançada (Foto: Divulgação)

Com tantos parques, praças e atividades gratuitas, Curitiba tem opções de lazer que são diversão garantida para as famílias que aproveitam o fim de semana para passear e descobrir a cidade. Recentemente, a Prefeitura de Curitiba revitalizou o Bosque Gutierrez, as praças Alfredo Andersen e da Ucrânia e deixou os espaços ainda mais atrativos para a criançada. 

O arquiteto Mário Leonardo Torquato, de 39 anos, funcionário da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), tem dois filhos pequenos e transformou o desafio de escolher uma nova programação a cada semana na página Curitibando em Família, no Instagram. Com a esposa, Giovana Reis Torquato, ele mostra os diferentes passeios que a cidade oferece para os pequenos. 

7 dicas de Mário Torquato de passeios gratuitos com crianças

  1. Bosque Reinhard Maack“Esse lugar tem um percurso com brinquedos de aventura. As crianças adoram, é genial”, resume. O Bosque Reinhard Maack tem 900 metros de extensão e 16 brinquedos diferentes, dentre eles, versões criativas de gongo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, peso, salto, hexágono, escorregador, argola, teleférico, muralha, escalada, túnel e mirante.
  2. Parque Lago Azul Parque Lago Azul tem um lago com águas represadas do Rio Ponta Grossa, que dá nome ao espaço. “É um lugar bem gostoso, tem trilha, bosque e quadra de esportes”, explica. Além disso, os visitantes podem acessar o mirante, parquinho infantil e academia ao ar livre.
  3. Praça da UcrâniaPraça da Ucrânia passou por uma revitalização, inaugurada em 19 de outubro, que ampliou e modernizou o parquinho, agora com brinquedos inclusivos. “Tem um espaço de convivência ótimo, é bem gostoso”, opina. 
  4. Bosque de Portugal Bosque de Portugal, que homenageia o povo português, conta com 5 brinquedos de madeira: o Caminho Maluco, a Travessia, o Chute ao Alvo, a Escalada e a Ponte Móvel. “É um lugar tranquilo, com árvores de amora. Levamos bicicleta e passamos horas lá”, conta. 
  5. Praça Brigadeiro do Ar Mário Calmon EppinghausPraça Brigadeiro do Ar Mário Calmon Eppinghaus tem um espaço de convivência, parquinho e algumas quadras esportivas. “Lá sempre tem crianças para brincar, gostamos de ir para jogar futebol”, diz. 
  6. Parque Passaúna Parque Passaúna tem mirante, lago, trilha ecológica, cancha de areia e playground. É possível também passear de caiaque, canoa havaiana ou de stand up paddle (atividade paga). “Vale o passeio”, avalia. 
  7. Parque Tanguá Cartão-postal da cidade de Curitiba, o Parque Tanguá tem uma cascata de 65 metros, lago, pista de cooper, ciclovia, mirante e um jardim com canteiros e espelhos d’água. O espaço tem vários atrativos naturais, com diversidade de fauna e flora.