fogos
Fogos de artifício, (Foto: Ari Dias/Arquivo ANPR)

Quais são os pontos mais altos da cidade para ver os fogos de artifício na virada do ano em Curitiba? Há lugares em todas as regiões da cidade.

Leia mais


Santa Felicidade

O ponto mais alto de Curitiba é na rua Doutor Eugênio Bertolli, em Santa Felicidade. O ponto de referência é o Colégio Internacional de Curitiba.

Vista Alegre

A praça General Werner Gross, na esquina das ruas Claudio Manoel da Costa com a Valentin Trevisan, no bairro Vista Alegre, é outro ponto estratégico para acompanhar os fogos de artifício. Está a 955 metros de altitude. É possível ver o bairro das Mercês e toda a região central.

Alto da XV

Este talvez seja o ponto mais conhecido da cidade para acompanhar os fogos de artifício. É a Praça das Nações, no Alto da XV, próximo à caixa d’água da Sanepar. São 925 metros de altitude. De lá, é possível ver o Alto da XV, Jardim Social, Cristo Rei, Tarumã, Centro e até a Serra do Mar.

Aeroporto

A cabeceira do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, também é um lygar incrível. O mirante que fica no fim da Rua Elvira Harkot Ramina.

Guabirotuba

Da Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba, também é possível ver toda a região central de Curitiba e o espetáculo dos fogos de artifício

Pinheirinho

Na divisa dos bairros Pinheirinho e Sítio Cercado, também há um lugar especial para ver o fogos de artifício da virada. É bem na divisa do bairro com o Sítio Cercado, cortados pela avenida Izaac Ferreira da Cruz.

Parque Barigui

No local conhecido como a praia curitibana já é tradição para ver os fogos de artifício. Muita gente faz um piquenique para esperar o novo ano.

Fogos de artifício em Curitiba: o que pode e o que não pode

Em Curitiba, a Lei Ordinária nº 15585/2019 proíbe a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com efeitos de tiro ou alto impacto.  A legislação também permite o uso de fogos de artifício luminosos, que produzem efeitos visuais sem tiro. 

As multas para quem manusear ou soltar fogos proibidos variam de R$ 400 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade da infração. O comércio que não cumprir as normas de cadastro e orientação pode ter o alvará cassado. 

Para denunciar fogos de artifício em Curitiba, pode-se acionar o Disque Denúncia 181