Dia do Sol em Curitiba.
Foto: José Fernando Ogura
Tempo será bipolar e, setembro Foto: José Fernando Ogura/AEN

O mês de setembro começa com contrastes no clima, segundo a previsão do Simepar. Nos primeiros dias, um veranico promete calor intenso, com termômetros chegando perto ou até acima dos 35°C em várias cidades do interior do Paraná. Porém, uma frente fria deve avançar pela região, trazendo chuva, tempestades e queda acentuada nas temperaturas.

A capital paranaense deve sentir de forma mais brusca a virada no tempo. Após dias de sol forte, os termômetros em Curitiba podem cair para menos de 10°C já na primeira semana do mês.

Na segunda-feira (1º), no entanto, diversas cidades do interior devem ultrapassar os 30°C, com sensação térmica ainda mais alta por causa dos ventos de norte, que sopram moderados a fortes. Há possibilidade de pancadas rápidas entre Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste. Já no Leste, incluindo a RMC e as praias, o tempo segue com muitas nuvens e garoa ocasional.

Segundo Simepar, na terça (2) e na quarta-feira (3), o cenário é de poucas chuvas no Paraná, com destaque para o calor forte no interior. A Região Metropolitana de Curitiba também registra aumento nas temperaturas, em contraste com os dias mais amenos recentes.

A virada acontece a partir de quinta-feira (4), quando o avanço de um sistema frontal pelo Sul do Brasil traz chuva para a metade sul paranaense. O Simepar alerta que não se descartam tempestades localizadas. Com a mudança no tempo, as temperaturas caem de forma acentuada: em Curitiba, a mínima prevista pode ficar abaixo dos 10°C, marcando o fim do veranico e o retorno do frio típico do inverno.

Primavera começa no dia 22 de setembro

A primavera de 2025 terá início oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19, e vai até 21 de dezembro, quando começa o verão. O período deve ser marcado por alternância entre calor intenso e chuvas frequentes, especialmente no Sul do país.

Destaques do clima na Região Sul, segundo o Climatempo

  • Mais calor que em agosto: setembro terá uma quantidade maior de dias quentes, com destaque para o norte do Paraná e o oeste dos três estados da região.
  • Chuva intensa no início do mês: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná devem registrar muita precipitação entre os dias 1º e 10.
  • Risco de temporais: a instabilidade atmosférica aumenta a possibilidade de temporais durante o mês.
  • Nova frente fria no fim de setembro: a passagem de outro sistema frontal deve trazer temporais e uma forte queda de temperatura.