Setran passa pelos bairros com programa educativo de trânsito

SMCS

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) realiza nesta semana uma programação educativa na cidade. Cinco equipes da secretaria estão visitando locais selecionados pelas administrações regionais para entregar materiais educativos e conversar com a comunidade sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana.

Nesta quinta-feira (21), escolas municipais da regional Boa Vista receberam os profissionais da Setran, que distribuíram folhetos sobre a Lei Seca e sobre a utilização da faixa elevada e de pedestres. Esta ação é um complemento do processo educativo, que é prioridade para a Setran. Não há como mudar comportamentos no trânsito sem que passemos nossas informações nas escolas, nas comunidades. Entregamos os materiais educativos e falamos em uma linguagem simples com as crianças, para termos um efeito multiplicador das ações com suas famílias, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, em visita à Escola Municipal Theodoro De Bona.

Para sua própria segurança, as crianças devem saber se portar no trânsito. E muitas vezes, elas acabam ensinando os pais quando têm acesso a informações de trânsito dentro da escola, afirma Joselis Graciano, diretora da Theodoro De Bona.

A semana de ação educativa da Setran será encerrada na sexta-feira (22), com visitas na Regional Matriz. Até o final das atividades serão distribuídos 50 mil kits com materiais educativos em locais com grande concentração de pessoas, como escolas municipais, estaduais e particulares, centros de formação, paróquias e comunidades religiosas, associações de bairros, centros comunitários e empresas.

O programa de governo da atual gestão prevê medidas educativas de trânsito como forma de reduzir acidentes no trânsito através de projetos educacionais de prevenção.