Logo no início da entrevista, o ‘Seu Pipoteco’, ou Sr. Sebastião dos Santos, foi reconhecido por um de seus fãs. Bem ali na frente da loja da fábrica da Pipoteca, um homem parou tudo e disse: “Não acredito. Sou muito seu fã. Vamos tirar uma foto.’ E assim foi. Com muito carisma e humor, o senhorzinho de 91 anos conta a história da amada pipoca de Curitiba.
Para quem não conhece – o que raramente acontece -, a Pipoteca surgiu como uma pipoca sucesso na cidade. Em 1978, o Sr. Sebastião e sua esposa, Sra. Plácida, chegaram a Curitiba e logo no dia seguinte começaram a trabalhar na fábrica. Na época, eles venderam tudo o que tinham em Pouso Redondo (Santa Catarina) e compraram o terreno onde até hoje funciona a loja da fábrica, no bairro Fanny.
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O Seu Pipoteco conta que o nome foi um grande ‘pensado’. As ‘discotecas’ estavam em alta e o produto era a pipoca. Por que não unir? Foi assim que surgiu. Hoje, são 80 colaboradores na empresa e o negócio é absolutamente familiar. Sr. Sebastião teve 9 filhos e 7 trabalharam – ou ainda trabalham – na empresa. Além de, claro, os netos e até bisnetos, que já passam as férias ajudando na empresa. Paula Porcino é uma das netas que trabalha por lá.
No início, era só a pipoca doce. Mas logo depois foi a vez de testar o arroz e o macarrão na mesma máquina, foi assim que surgiu o famoso caramujo doce da Pipoteca. E curiosidade: alguns dos salgadinhos eram testes que “davam errado” e no final foram um grande sucesso. É o caso do tradicional salgadinho de manteiga, da linha de milho, que, hoje, é o carro chefe.
Uma rede de pipocas, salgadinhos e muito afeto
Para além de um super sabor, a verdade é que a Pipoteca conquistou os paladares “populares”. Pelo baixo custo, a pipoca fazia a alegria da criançada. Uma das netas “pipotecas” conta que, na festa de 40 anos da marca, mais de 4 mil pessoas se reuniram na loja e muitos depoimentos eram assim: “eu não tinha dinheiro para comprar outro salgadinho na infância, a Pipoteca era minha diversão”.
Entrando na loja da fábrica, são os preços que realmente chamam atenção logo de cara. E não só para quem consome, o preço também é um grande atrativo para os revendedores. O ‘fã’ do Seu Pipoteco é um desses revendedores. Muitos deles conseguem crescer e prosperar seus negócios com a Pipoteca. “A ideia não é só a gente lucrar mesmo. A ideia é ajudar outros empreendedores com a nossa marca”, disse a neta pipoteca.
A verdade é que mais de uma vez o senhorzinho foi parado na loja para receber agradecimentos dos fãs. Há pouco tempo o Seu Pipoteco começou a aparecer nas redes, até mesmo por uma escolha da família em protegê-lo. Mas desde que apareceu, o carinho de quem segue só aumenta.
Com tanta história, o Seu Pipoteco não deixa o carisma de lado. “Eu não achei que seria esse sucesso, mas achei que iria crescer, né? Tenho orgulho de tudo isso. Minha família ajuda, meus netos e tudo”, contou ao Bem Paraná.
Bem senhorzinho, o sr. Sebastião deixou até um recadinho para os clientes. “Que eles continuem acompanhando a Pipoteca, ajudando, porque sem eles nada disso é possível.”
Onde encontrar a Pipoteca
A Pipoteca tem mais de 50 produtos hoje, incluindo os novos suspiros. Todos ficam disponíveis na loja da fábrica na rua Leonel França, 192 – Fanny/CWB. E, claro, os revendedores estão espalhados pelos mais variados terminais de ônibus, bancas e outros estabelecimentos pela cidade. Além de Curitiba e Paraná, a marca atende Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até São Paulo.
Para os próximos anos, a grande novidade é a mudança da fábrica para Fazenda Rio Grande, que deve ser feita até o fim de 2025. Além disso, a ideia é atingir mais cidades do Paraná e lançar novos sabores da pipoca doce no mercado.