O espaço que abrigou por 37 anos a tradicional Confeitaria Neuchatel, na esquina das ruas Desembargador Motta com Vicente Machado, no Centro de Curitiba, será um centro comercial com conceito moderno. O nome do novo espaço será Jardim Vicente.
O anúncio havia sido feito em junho de 2024. Agora, o Bem Paraná consultou a prefeitura, que informou que o projeto já recebeu o alvará. O documento autoriza o restauro e ampliação da edificação histórica existente, além da construção de uma nova loja ao lado, com cerca de 350m², em alvenaria e com um pavimento.
Projeto prevê duas lojas e possibilidade de expansão
De acordo com o projeto aprovado, serão ao todo duas lojas. A Unidade de Interesse de Preservação (UIP), que será totalmente restaurada, e a nova edificação, que poderá futuramente ser dividida em unidades menores, abrigando várias operações comerciais. O conjunto deve incluir também uma praça central rodeada por lojas e estacionamento integrado.
Restauro técnico e preservação da fachada histórica
A restauração será realizada com base em critérios aprovados pela Câmara Técnica de Avaliação do Patrimônio Cultural Edificado (CAPC) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O escritório Arthur Calliari Arquitetos é o responsável pelo projeto, que utilizará o conceito de retrofit, técnica que moderniza o interior preservando a fachada e o valor arquitetônico original do imóvel.
- Campos do Jordão do Paraná: conheça o destino de inverno na Grande Curitiba
- Ponte de Guaratuba: veja como vai ficar e quando você vai poder usar
Um estudo histórico detalhado do casarão foi realizado em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná e o IPPUC. A última restauração do prédio havia ocorrido em 2001.
Confeitaria Neuchatel fechou há um ano
A Confeitaria Neuchatel fechou as portas em maio de 2024, encerrando uma história de quase quatro décadas. Conhecida pelo seu café colonial, chocolates artesanais, strudels e cafés especiais, a casa era um ponto querido por moradores e turistas. O novo projeto busca manter viva a memória do local, ao mesmo tempo em que revitaliza a área com novos usos e fluxo comercial.