
Os grandes nomes da música nacional sobem aos palcos do Verão Maior Paraná a partir desta sexta-feira (10). Os shows terão transmissão em rede nacional pelas emissoras Band, SBT e TV Paraná Turismo, além das rádios Band e Nativa FM.
Dos 33 shows gratuitos no Litoral do Estado, 12 serão transmitidos, ampliando o alcance da programação cultural promovida pelo Governo do Paraná para todo Brasil. As primeiras transmissões já acontecem a partir de sexta-feira.
O SBT irá transmitir seis shows ao todo, um a cada sexta-feira, entre janeiro e fevereiro, a partir das 22 horas. O primeiro deles acontece nesta sexta-feira (10), com apresentação do grupo de pop rock Jota Quest. Na sequência, a emissora transmite os shows de Gustavo Mioto (17/01), Alexandre Pires (24/01), Sorriso Maroto (31/01), João Bosco & Vinícius (07/02) e Guilherme & Benuto (gravado, com transmissão em 14/02).
Já a Band transmitirá seis shows, aos sábados, sendo quatro deles ao vivo e outros dois gravados, também a partir das 22h. São eles: Péricles (11/02), Guilherme e Santiago (18/01), César Menotti & Fabiano (25/01) e Luan Santana (01/02), todos ao vivo; e Matheus e Kauan (08/02) e Michel Teló (15/02), gravados dentro da programação do Verão Maior Paraná. Os shows acontecem na Arena Verão Maior Caiobá, em Matinhos.
A TV Paraná Turismo transmitirá os shows de sexta e sábado. A programação da emissora está disponível no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET. O sinal também alcança todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo. A TV também está expandindo sua cobertura para novas regiões do Paraná com a instalação de transmissores.
Programação dos shows
Moradores e veranistas que passarem pelas praias de Matinhos e Pontal do Paraná vão acompanhar a maior programação de shows gratuitos do Brasil. A expectativa é que a edição 2024/2025 supere a anterior, em que cerca de 1 milhão de pessoas assistiram às 23 atrações nacionais que se apresentaram no Litoral do Estado.
Também vão passar pelas areias paranaenses Titãs, Rio Negro & Solimões, Fernando & Sorocaba, Zezé di Camargo & Luciano, Eduardo Costa, Loubet, Sambô, João Haroldo & Betinho, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.
Outra novidade são os palcos, maiores que a edição passada. Além das dimensões, com quase 40 metros de largura, as estruturas contarão com torres de delay (que garantem a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), camarotes, house mix (casa de mixagem) e tendas de alimentação. Em Matinhos, também haverá um estúdio de TV para as transmissões.
As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.
Shows de artistas paranaenses no Litoral
Assim como em outras edições, o Verão Maior Paraná também terá shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset, tanto nas areias do Litoral quanto do Noroeste do Estado. A programação seguirá até o fim da temporada com atrações de terça a domingo, sempre a partir das 18h30, apresentando uma mistura de gêneros como rock, samba, sertanejo, MPB e reggae.