Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a frente do shopping Jockey Plaza, no bairro Tarumã, em Curitiba, coberta por uma suposta geada. A legenda do vídeo afirma que o registro foi feito na manhã desta quarta-feira (25), durante o frio intenso que atinge a capital paranaense. No entanto, a informação não passa de uma fake news.
Embora tenha, de fato, ocorrido geada nesta quarta-feira em Curitiba, como noticiado pelo Bem Paraná no início da manhã, o fenômeno foi mais sutil do que sugere o vídeo. A geada apareceu principalmente em áreas com grama, como parques e terrenos abertos e não cobriu as ruas ou calçadas da cidade como mostrado nas imagens.
Não é geada, era granizo
A gravação que voltou a circular na internet é, na verdade, de uma tempestade de granizo registrada no dia 3 de novembro de 2020, quando vários bairros de Curitiba foram cobertos por pedras de gelo. Na ocasião, o acúmulo de granizo foi tão intenso que deu a impressão de uma nevasca, formando um “tapete branco” sobre ruas e calçadas, inclusive na frente do shopping Jockey Plaza. Relembre o caso.
Simepar alerta para perigos das fake news
O Simepar confirmou que o vídeo é antigo e não corresponde ao evento meteorológico desta quarta. A equipe de comunicação do sistema meteorológico também aproveitou para alertar sobre os perigos da desinformação, que tem impactos que vão muito além das redes sociais.
A disseminação de fake news sobre fenômenos climáticos pode causar ansiedade, medo coletivo e até pânico em pessoas com fobia de eventos extremos. Além disso, o uso indevido do nome de instituições como o Simepar prejudica sua credibilidade científica, alimenta teorias infundadas e gera retrabalho para órgãos públicos.
A circulação de vídeos falsos também contribui para a sobrecarga informativa, dificultando o acesso da população a dados corretos. Por isso, é importante sempre verificar a origem das informações e confiar apenas em fontes oficiais e veículos jornalísticos reconhecidos.