Síndromes respiratórias já mataram mais de mil no Paraná neste ano

Redação Bem Paraná
gripe

(Alessandro Vieira/SESA-PR)

Em 2025, o Paraná já registrou 18.292 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com 1.058 óbitos. Destes, 2.895 casos e 331 óbitos foram confirmados como decorrentes da Influenza.

Entre as faixas etárias mais afetadas pelas SRAGs em geral, destacam-se crianças de até seis anos (5.467 casos confirmados) e idosos com mais de 60 anos (6.556 casos), grupo que também concentra o maior número de óbitos, com 776 registros.

Porém, a circulação do vírus Influenza A continua em queda no Paraná, de acordo com dados atualizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A taxa de detecção do vírus, que era de 21,24% há duas semanas, caiu para 12,47% na última análise.

O dado sinaliza um importante recuo da doença no Estado, atribuído principalmente à boa adesão da população à vacinação contra a gripe.

“O cenário está mudando. A Influenza perde força e outros vírus respiratórios, como o rinovírus e o RSV, ganham espaço. Por isso, manter as medidas de prevenção continua fundamental”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.