Drive-thru é usado para atendimento de grupo risco em Centro de Assistência Social de Curitiba

SMCS

SMCS

Em tempos de pandemia, as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) vêm tomando medidas para garantir a proteção da população durante os atendimentos. No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Boqueirão, a equipe adotou o serviço de drive-thru para atender as pessoas mais vulneráveis aos riscos da covid-19, como idosos e pessoas em tratamento médico, como de quimioterapia.

O atendimento é para quem precisa atualizar ou ser inserido no Cadastro Único, sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais. Para o grupo atendido no drive-thru, os benefícios mais comuns solicitados são o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – pago a idosos e pessoas com deficiência – e o Tarifa Social de Energia Elétrica que oferece descontos para pessoas que fazem tratamento médico e usam continuamente aparelhos elétricos, como concentrador de oxigênio.     

“Nos momentos de dificuldade podemos fazer surgir novas possibilidades e ativar nosso lado criativo. Então, diante do cenário mundial de grandes dificuldades que a humanidade está vivenciando, buscamos novas possibilidades de atendimento”, explica a coordenadora do Cras Boqueirão, Sandra Lucia Borges Schneider.

Agendamento

O serviço tem início com o agendamento, por telefone. Com data e horário marcados, a pessoa se dirige até o Cras mais próximo de onde mora, acompanhado de uma familiar que ficará responsável por entrar na unidade e informar os dados necessários para o cadastro.

Depois dos dados inseridos no sistema, o familiar e o técnico do Cras vão até o veículo para colher as assinaturas da pessoa que precisou do atendimento diferenciado.

“Desta forma, sem que haja contato, garantimos o atendimento e também a segurança necessária”, diz Sandra. 

O atendimento drive-thru começou no fim de abril e, desde então, foi usado por nove pessoas. Uma delas foi a idosa Dora Alice das Dores Vicente, que foi levada ao Cras pela filha Telma para solicitar o BPC para um filho que tem deficiência intelectual.

Nesta segunda-feira (27/7) foi a vez da idosa Marlene Heymodski, 82 anos, usar o drive-thru. Ele foi ao Cras acompanhada da filha Márcia para pedir também o BPC.