Paraná Ao museu

Sistema Penitenciário do Paraná completa 117 anos e abre visitação

Redação Bem Paraná
sistema penitenciario

(PPPR)

O Sistema Penitenciário do Paraná está completando 117 anos. Para marcar a data, a Polícia Penal do Paraná (PPPR), através da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), abre as portas do Museu do Sistema Penitenciário para visitação pública.

O evento será nos dias 24 a 27 de setembro, das 10h às 16h, na sede da ESPEN, no Centro de Curitiba.

Durante a visita, os participantes poderão conhecer peças raras que contam a trajetória do sistema penitenciário paranaense, como aproximadamente 20 mil prontuários, 83 livros de registro de presos e mais de 500 mil documentos produzidos entre 1909 e 1979.

O acervo inclui ainda mobiliário antigo, fotografias, réplicas de equipamentos históricos – como a carroça utilizada em 1910 para o transporte das pessoas em privação de liberdade – e armamentos do Setor de Operações Especiais (SOE).

Para tornar a experiência ainda mais interativa, cada visitante receberá um ticket para concorrer ao sorteio de duas miniaturas de viaturas da PPPR, com efeitos sonoros e luminosos.

História preservada

O sistema penitenciário do Estado teve início em Curitiba, em 1909, quando a primeira penitenciária começou a receber detentos em celas individuais, oferecendo atividades de estudo e trabalho em áreas como marcenaria, tipografia, alfaiataria e sapataria. A unidade, conhecida como Presídio do Ahu, foi transferida para Piraquara em 1954 e hoje corresponde à Penitenciária Central do Estado (Unidade de Progressão e Unidade de Segurança).

Desde 2013, a ESPEN é responsável pela preservação do Acervo Histórico do Sistema Penitenciário, com apoio técnico do Museu Paranaense. O trabalho envolve higienização e restauração de documentos, realizado por mulheres monitoradas que recebem qualificação profissional e oportunidade de reinserção social.

A visitação é gratuita e representa uma oportunidade de conhecer a relevância histórica e social do sistema penitenciário paranaense.

Serviço:

Visitação Museu do Sistema Penitenciário