A Associação Mensa Brasil mapeou 343 pessoas superinteligentes no Paraná. É o quarto estado no ranking nacional, perdendo para São Paulo (1.867), Rio de Janeiro (468) e Minas Gerais (365). Em seis meses, o número aumentou de 308 para 343 superinteligentes. A associação identificou ao redor do Brasil mais de 4.500 pessoas com QI superior a 98% da população geral.
A Mensa Brasil representa uma organização mundial com pessoas de altas habilidades cognitivas. A associação mapeia pessoas com idades entre 2 anos até os 75 anos. Além da identificação, a Mensa atua promoção de iniciativas voltadas para a educação, a defesa dos direitos e o fomento ao desenvolvimento das habilidades intelectuais de seus membros.
Leia mais
- Saiba quais são os cinco exames que ajudam a identificar doenças cardíacas
- Turismo puxa vendas online em 2024; viagens e hospedagem são destaque
Como é feito o mapeamento dos superinteligentes
A identificação e o mapeamento de pessoas superdotadas são executados por meio de testes de inteligência, que são aplicados por profissionais especializados. Após a confirmação da alta habilidade cognitiva, os mapeados têm acesso a uma rede de apoio e oportunidades, para desenvolver suas habilidades cognitivas. Para identificar as altas habilidades, a Mensa utiliza inteligência artificial para agilizar o processo e otimizar os métodos de mapeamento dessas pessoas e suas competências.
Quais as características dos superinteligentes?
- Capacidade de Resolução de Problemas Complexos: A princípio, os superinteligentes podem solucionar problemas de alta complexidade com maior eficiência e criatividade. Sem falar da rapidez.
- Facilidade de Aprendizado: Tendem a aprender novos conceitos e habilidades mais rapidamente, absorvendo e processando informações com maior facilidade.
- Alta Capacidade de Inovação: Possuem maior propensão a criar ideias inovadoras e a desenvolver soluções originais em diversas áreas.
- Habilidade em Pensamento Crítico: Superinteligentes geralmente têm uma capacidade mais desenvolvida de análise crítica e tomada de decisões bem fundamentadas.
- Oportunidades Acadêmicas e Profissionais: Podem ter acesso a programas especializados, bolsas de estudo, e oportunidades profissionais que reconhecem e valorizam suas capacidades.
- Desenvolvimento Pessoal: A princípio, a superinteligência pode permitir um desenvolvimento pessoal mais profundo em áreas de interesse, levando a uma vida mais realizada e significativa.
- Contribuição para a Sociedade: Superinteligentes têm o potencial de fazer contribuições significativas para o avanço da ciência, tecnologia, artes, e outros campos importantes para o progresso humano.