O supermercado Jacomar, no bairro Boqueirão, em Curitiba, decidiu testar a generosidade dos clientes com um experimento social simples. Objetos foram colocados no chão da loja, com o objetivo de observar se alguém, por iniciativa própria, os recolheria e colocaria de volta nas prateleiras.
Para cada cliente que recolheu os produtos, a empresa presenteou com uma caixa de bombons. O resultado do experimento foi registrado em vídeo, que viralizou nas redes sociais.
Nos comentários da publicação no Instagram, internautas elogiaram a iniciativa e compartilharam experiências próprias. Uma seguidora afirmou: “Além de juntar, saio fechando as portas dos freezers que ficam abertas.” Outra comentou: “Pena eu não estar no mercado neste dia, pois sempre coloco os produtos no lugar e devolvo os carrinhos. Parabéns Jacomar pelo vídeo e às pessoas que não tiveram preguiça de recolher os produtos do chão. Viva a gentileza!”
Segundo a equipe do Jacomar, a ação não teve o objetivo apenas de viralizar, mas de reforçar valores importantes. “Fizemos um experimento social para ver o que nossos clientes fariam ao encontrar um produto no chão. E não é que o resultado encheu nosso coração de orgulho?”, afirmou a empresa. “Cada gesto de cuidado faz a diferença e mostra que gentileza gera gentileza.”