Suspeita de coronavírus em assessora pode fechar Câmara de Curitiba por duas semanas

Ana Ehlert com assessoria

CMC

Uma assessora da vereadora Kátia Dittrich (Solidariedade) está em casa, de quarentena. Segundo Natália Doro, também assessora do gabinete de Kátia, a colega de trabalho apresentou sintomas de gripe, acompanhada de tosse.  “Ela foi encaminhada pelo departamento médico a um hospital onde fez o exame para o Covid-19 e agora vai aguardar o resultado em casa”, disse a vereadora Maria Letícia (PV), que é médica legista e a quarta-secretária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).  Em função do problema, os vereadores discutem o cancelamento das sessões por duas semanas. 

Maria Letícia afirmou que, em função do ocorrido e em atendimento às recomendações do governo federal e do governo do Estado, a Câmara Municipal de Curitiba estabeleceu novas restrições para evitar o risco de contaminação do coronavírus. Dentre essas medidas estão a restrição para o número de 50 pessoas às sessões plenárias e reuniões de comissões e o veto ao atendimento ao público dentro dos gabinetes parlamentares.O atendimento ao público deve continuar sendo feito por telefone, e-mail ou mídias sociais.

Além disso, todos os servidores da Câmara de Curitiba poderão ter horário diferenciado de trabalho para evitar o uso do transporte coletivo em horário de pico. Os gestores de área devem definir as escalas. “Os servidores efetivos da Câmara de Curitiba terão o registro de ponto biométrico suspenso temporariamente. O controle de trabalho deverá ser feito pela chefia imediata, sob a supervisão do gestor da diretoria ou departamento”, diz o comunicado. 

O sistema de ar condicionado da Câmara também será fechado, uma vez que o sistema tem comunicação entre diferentes salas, o que permite a transmissão do vírus. Janelas e portas verão permanecer abertas.

Maria Letícia reiterou que as demais medidas anunciadas nesta segunda-feira, 16, serão mantidas, como a manutenção das sessões plenárias e reuniões de comissões mantidas, veto ao acesso de visitantes e restrição de acesso aos servidores ao plenário, cancelamento de todos os eventos estão cancelados (sessões solenes, audiências e reuniões públicas etc), reforço de álcool gel em todos os setores e limpeza de maçanetas e corrimãos e recomendações internas para cuidados de prevenção.