MG_1300
UFPR

O mês de julho chegou ao fim no Litoral do Paraná com um triste recorde: 314 encalhes de tartarugas-verdes. O aumento foi de 502% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela equipe multidisciplinar do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado no Paraná pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC-UFPR). Os números revelam um padrão crescente nos registros nos últimos invernos.

Leia mais

Apesar do número elevado, as ocorrências acompanham o comportamento sazonal da espécie. Durante os meses mais frios, frentes frias intensas, alterações na salinidade e na temperatura da água, somadas a fatores de saúde dos animais, favorecem os encalhes, especialmente de juvenis.

528337539_18152214394383967_5629399214480659382_n

Do total registrado em julho, cinco tartarugas chegaram com vida ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD/UFPR), recebendo cuidados especializados até que possam retornar ao oceano.

Tartarugas-verdes são classificadas como vulneráveis no Paraná

Vale lembrar que a tartarugas-verdes é uma espécie classificada como vulnerável no Estado do Paraná, de acordo com o Decreto 6.040/2024, que apresenta a Lista de Espécies da Fauna Ameaçada no Paraná. Além disso, a captura, ferimento, morte ou qualquer forma de molestamento são considerados crimes ambientais, conforme a Lei nº 9.605/98, com penas que incluem detenção.

O PMP-BS/LEC-UFPR realiza o monitoramento diário de praias no litoral do Paraná com o objetivo de gerar conhecimento sobre a fauna marinha e subsidiar estratégias de conservação. Por isso, reforçamos que ao avistar um animal marinho vivo ou morto na faixa de areia, acione imediatamente a equipe nos canais de atendimento oficiais.

Sobre o monitoramento de praias

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No estado do Paraná, Trecho 6, a execução do projeto é realizada pela equipe LEC/UFPR (@lecufpr e www.lecufpr.net).