
Teleparianos e teleparianas comemoraram simbolicamente o Jubileu de Diamante da TELEPAR no último sábado (dia 1º) no Dom Antonio Restaurante, em Santa Felicidade – Curitiba – Paraná, reunindo mais de 500 participantes. A então Telecomunicações do Paraná – S/A TELEPAR, privatizada em 29 de julho de 1998, completaria 60 anos neste 27 de novembro de 2023.
O evento cerimonioso, festivo e beneficente teve a participação especial de autoridades, teleparianos e teleparianas, familiares e amigos. Significativa parcela se deslocou das regionais do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Durante a cerimônia foram homenageados teleparianos e teleparianas; os valiosos patrocinadores parceiros; os organizadores e equipe de apoio do evento; e representantes da Comunidade Paranaense: Iracema de Jesus Paiva, cantineira; Gilberto Geraldo Garbi, presidente de 1979 a 1987; Guaracy Martins, técnico especialista; Maria Israelina Hugen Esnarriaga, gestora de contratos e comunicação de dados, Cleomar Justiniano Gaspar, presidente da Astelpar; os valiosos patrocinadores do evento; membros da Comissão Organizadora e equipe de apoio; o deputado estadual Ney Leprevost e o vereador de Curitiba Sidnei Toaldo.
O deputado estadual do Paraná Ney Leprevost e o vereador de Curitiba Sidnei Toaldo destacaram aos presentes em suas palavras as homenagens concedidas em plenários das casas legislativas de votos de louvor e aplausos à então TELEPAR pela comemoração do Jubileu de Diamante da Empresa.
Na ocasião, tiveram a palavra o presidente da ASTELPAR, Cleomar Justiniano Gaspar; o empresário Helio Bampi, representando os valiosos patrocinadores do evento; Maria Israelina Hugen Esnarriaga, representante da área do Centro de Comutação Manual de Curitiba da TELEPAR; Antônio Donizeti Albergoni, da então Fundação TELEPAR; o deputado estadual Ney Leprevost e o vereador de Curitiba Sidnei Toaldo. Todos enaltecendo o destaque da TELEPAR nas telecomunicações brasileiras, considerada a Empresa-Modelo e a Nota 10 do Sistema Telebrás, com pioneirismo em vários segmentos no atendimento às telecomunicações (tecnologia; serviços; responsabilidade social; interação com seus clientes; abrangência do sistema: e metodologias gerenciais por resultados). Presente também ao encontro o vereador de Curitiba Mauro Ignácio, esposo da telepariana Esterina Ignácio.
Como uma das homenagens pelo Jubileu de Diamante da TELEPAR, durante a cerimônia foi lançado em pré-estreia o filme “TELEPAR, Jubileu de Diamante”, tendo como roteiro a homenagem virtual em versos do Telepariano Guaracy Martins. A película está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1_UoGmS3lqo .
Em destaque e sendo como uma das comemorações do Jubileu de Diamante da TELEPAR, Luiz Teixeira Oliveira Junior e Wilson R. Pickler, membros da Comissão Organizadora do evento, instituíram a “Comenda Paulo Cruz Pimentel, o Governador das Telecomunicações”, tendo como primeiro homenageado José Francisco Cunha, “pelo conjunto da obra em prol da memória da TELEPAR e dos Teleparianos”. A homenagem foi conduzida pelo Luiz Teixeira Oliveira Junior e Wilson R. Pickler, membros da Comissão Organizadora do Jubileu de Diamante da TELEPAR – Ano 60.
Para finalizar de forma perfeita, pela primeira vez em eventos da saudosa TELEPAR foram arrecadados alimentos não perecíveis — quase meia tonelada —, com repasse ao Lions Clube de Curitiba – Batel para atender instituições carentes parceiras.
Comissão Organizadora:
José Francisco Cunha
Luiz Teixeira Oliveira Junior
Wilson R. Pickler
Equipe de apoio:
Ângela Maria Pedrozo
Aparecida Fatima Brizola
Circe Fátima de Lima
Denise Maria Calixto
Ivete Pereira Messias
Maria Israelina Hugen Esnarriaga
Marilene Zaidowicz Corrêa
Pedro Carlos Sobrinho
Rosângela de Lara Carlos
Sônia Terezinha dos Passos
Valiosos patrocinadores:
Álvaro Pereira de Moraes Filho |
Berenice Mayer Cardozo |
Carlos Martinesco |
Claudio Miessa Rigo |
Dejalma Formighieri |
Deomar Miguel Bremm Cleomar Justiniano Gaspar |
Fernando Xavier Ferreira |
Fujio Takamura |
Guilherme Aleixo Sana |
Hatiro Tamaru |
Ivo Glauco Forneck José Carlos Henemann |
José Doroteu Fabro |
José Osmir Fiorelli |
Jurandyr Foltran |
Laudálio Veiga Filho |
Leoncio Vieira de Rezende Neto Luiz Fernando Torres Cardozo |
Manoel Estevez Rodriguez |
Marcelo Giovani Batista Maia |
Marcos Olandoski |
Maria da Luz Falce Schult Sadiha |
Maria Luiza Vieira Fava |
Mario Campanholi |
Mario Ruy Cherubini |
Milton Thesing |
Pedro Vítor Dias da Rosa |
Raul Antonio Del Fiol |
Roberto Heinrich |
Roberval José Mazzoli Boni Sidnei Machado Wilson R. Pickler |
Corporativos: ASTELPAR Dom Antonio Restaurante Hellograf Gráfica & Editora Radiante Rodolatina TX Comunicação |