chuva_1
(AEN)

O Paraná está na rota dos efeitos do ciclone que se forma na costa uruguaia. Em Curitiba, o domingo (12), no Dia das Crianças, há risco tempestade e muita chuva. Na Região Oeste do Paraná, as tempestades podem ser ainda mais severas, com vendavais e queda de granizo.

Leia mais

O Bem Paraná separou 20 dicas para antes, durante e depois da chuva:

Antes da tempestade

1) Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências, com risco de queda. (Procure a Administração Regional de sua cidade ou o Corpo de Bombeiros);

2) Conserte as falhas do telhado, troque as telhas quebradas, reforce a fixação renovando pregos e madeiras e isole a fiação elétrica. Importante que os reparos sejam feitos com orientação de um profissional da área;

3) Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros (bocas-de-lobo) causando entupimentos.

Durante a tempestade em casa

4) Desligue os eletrodomésticos e eletroeletrônicos das tomadas

5) No caso de microcomputadores, desligue da tomada telefônica (quando há internet) e também da tomada da rede elétrica

6) Recolha e proteja os animais

7) Fique longe das janelas

8) Evite usar o telefone fixo ou celular

9) Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. 

Se estiver na rua a pé

10) Se for necessário sair, leve capa de chuva e vista sapatos (ao invés de sandália ou chinelo)

11) Se estiver ao ar livre procure um abrigo seguro, mas não fique perto ou embaixo de árvores, cerca de arame ou rede elétrica, por causa dos raios

Se estiver dirigindo

12) Se estiver dirigindo, pare em um local alto (livre de inundações) e mantenha os vidros do carro fechados

13) Caso esteja dirigindo, fique atento à altura da água. Evite passar por locais onde o nível é superior à metade da altura da roda.

14)  Se possível, evite dirigir por locais onde normalmente alagam. Vale a pena gastar um pouco mais de combustível em um trajeto mais longo para não correr o risco de provocar avarias sérias ou até mesmo perder o veículo.

15)  Caso seja inevitável entrar na água, mantenha velocidade baixa, constante e evitando ao máximo trocar de marcha enquanto se encontrar no trecho alagado.

16) Se o carro morrer no trecho alagado, não tente dar a partida novamente, pois poderá provocar danos maiores.

17) Caso tenha estacionado em um lugar que ficou alagado, chegando a cobrir o motor, não tente ligar o veículo quando a água baixar. Chame um guincho e leve o veículo à oficina.

Depois da tempestade

18) Depois que a tempestade passa, se a casa foi inundada, é necessário tomar todas as medidas de higiene antes de voltar a frequentar o ambiente, para evitar a transmissão de doenças.

19) É importante sempre manter o quintal limpo, não deixando lixo ou entulhos no local, facilitando assim o escoamento da água da chuva.

20) Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.