Paraná Ajuda humanitária

Tempestades no Paraná: Defesa Civil envia ajuda humanitária a milhares de atingidos

AEN, editada por Ana Ehlert
whatsapp_image_2025-09-23_at_11.52.16

Defesa Civil envia ajuda humanitária para Santa Maria do Oeste e Dois Vizinhos. (AEN)

Os municípios de Santa Maria do Oeste e Dois Vizinhos, os mais atingidos entre os 31 afetados pelo temporal receberão ajuda humanitária da Defesa Civil do Paraná. As duas cidades registraram muitos prejuízos durante as tempestades. Os principais estragos foram destelhamentos de casas e prédios públicos, quedas de árvores e postes.

Leia mais:

Em Santa Maria do Oeste, segundo os levantamentos iniciais, os vendavais danificaram cerca de mil residências e prédios públicos durante a madrugada de domingo para segunda, incluindo o hospital municipal, que passou a atender apenas casos emergenciais.

Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital de Pitanga, cidade vizinha. Além disso, uma escola foi transformada em abrigo temporário para acolher famílias desalojadas. Até o momento, a Defesa Civil enviou 2.600 telhas.

O município de Dois Vizinhos é o que registra a maior quantidade de afetados até agora, com mais de 5 mil pessoas impactadas. Estão sendo enviados 250 colchões, 2.560 kits dormitório, 250 kits de higiene e 250 kits de limpeza para atendimento. Nos próximos dias, também serão encaminhadas 250 cestas básicas e 7.500 telhas.

Defesa civil acompanha situação dos municípios

As equipes do Núcleos de Atuação Regional (NAR) estão acompanhando a situação nos municípios desde o domingo, apoiando as estruturas locais na organização para o atendimento e orientando sobre a documentação necessária. Elas mantêm contato direto com os municípios para fornecer orientação e o auxílio necessário, além de avaliar eventuais necessidades suplementares de ajuda humanitária.

“Desde os primeiros momentos nossas equipes estão em contato com os municípios atingidos para dar todo o suporte. É isso que permite que façamos o envio em tempo recorde da ajuda humanitária para ajudar a população afetada”, ressalta o coronel Fernando Raimundo Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), após a passagem da frente fria, uma massa de ar seco e gelado avançou sobre o Paraná, trazendo queda acentuada nas temperaturas. O tempo deve seguir estável ao longo do dia desta terça-feira, com céu claro, pouca nebulosidade e temperaturas amenas no período da tarde. Acompanhar as atualizações e consulte a previsão detalhada para a sua localidade AQUI.

Alertas da Defesa Civil

Sempre que forem identificadas situações de risco, a população deve buscar locais seguros para se abrigar, evitando a exposição. Dicas de como agir podem ser encontradas no site da Defesa Civil Estadual: Veja como proceder ao receber um SMS para eventos meteorológicos.

A população pode se cadastrar para receber alertas de desastres por SMS, enviando o CEP para o número 40199.

Em situações de emergência, os contatos disponíveis são: Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Guarda Municipal (153).