
O tempo está prestes a virar em Curitiba. Após dois dias de “veranico”, com temperaturas máximas acima de 25ºC, a Capital deve “entrar numa fria”. Para esta sexta-feira (5 de setembro), por exemplo, a previsão é de temperatura máxima de 17ºC na cidade. Para se ter noção do que isso representa, na quinta-feira a temperatura mínima na cidade foi de 17ºC. E a tendência é que a friaca ganhe ainda mais força durante o final de semana, quando a chuva também deve cair na região.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a Capital deve ter uma sexta com céu parcialmente nublado e algumas pancadas de chuva. A precipitação acumulada prevista é de 1,3 milímetros e os termômetros na cidade devem registrar temperaturas entre 10 e 19ºC.
É a partir de sábado, contudo, que o tempo vai virar de verdade e Curitiba “entra numa fria”. Nesse dia, a temperatura máxima na cidade já cai para 11ºC e a mínima, para 8. Novamente, a previsão é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva durante o dia (com precipitação acumulada de 1,2 mm).
No domingo, esquenta um pouco e os termômetros na cidade já devem registrar entre 9 e 15ºC durante o dia. As pancadas de chuva, contudo, podem se tornar mais frequentes, com precipitação acumulada prevista de 3,9 mm.
Inmet divulga alertas de perigo potencial
Nesta quinta-feira (4 de setembro) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas amarelo para o Paraná. Essas notificações indicam perigo potencial.
Uma delas, válida até às 10 da manhã de sexta, informa a possibilidade de tempestades nas regiões Cento Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental paranaense. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, escreveu o Inmet.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O outro alerta, que é válido até às 10 horas de sábado (dia 6), já informa o risco de ventos costeiros afetarem o leste do Paraná, em especial a região litorânea. “Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”, anotou o Inmet, instruindo ainda que, em caso de necessidade, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil (telefone 199).