A fila de carros para fazer a travessia de ferry boat de Guaratuba para Matinhos, no litoral do Paraná, está gigantesca neste domingo (2) à tarde na volta do feriado de Réveillon. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), por volta de 17 horas, o tempo médio de espera para a compra de bilhetes era de três horas. Três ferry-boats e duas balsas estão em operação.
A expectativa é que pelo menos 10 mil veículos passem pelo ferry boat neste domingo. A tarifa cobrada é de R$ 8,90 para carros simples, e R$ 4,50 para motos. Um vídeo do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) revela o tamanho da fila de carros.
Volta do Litoral nesse domingo tem estrada cheia e incidentes
A última semana do ano registrou a travessia de cerca de 50 mil veículos no ferry boat de Guaratuba, segundo a empresa que opera o serviço. Foram em média 7.600 carros utilizando as embarcações por dia, movimento 41% maior que a semana anterior, quando a média foi de 5.400, e 59% maior que no começo de dezembro, quando a média era de cerca de 4.800 carros por dia.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) recomenda que os usuários da travessia que estão no litoral somente para este período de virada do ano, caso haja a possibilidade, planejem seu retorno ao longo da semana, a fim evitar horários de maior movimento na travessia. E que busquem utilizar horários alternativos, sendo atualmente o tráfego menor a partir das 21h até as 09h do dia seguinte.
A travessia de ferry boat é operada por concessionária, sendo todos os serviços prestados fiscalizados pelo DER/PR, desde a compra do bilhete até o desembarque, seguindo critérios estabelecidos em contrato. Os fiscais permanecerão atuantes durante toda a operação Verão Paraná – Viva a Vida, de dezembro a março.
As embarcações são inspecionadas periodicamente pela Marinha do Brasil, sendo a mais recente o rebocador San Belo, que passou pelo teste “bollard pull” para verificar sua capacidade de reboque, tendo sido liberado na sequência para entrada em tráfego na baía de Guaratuba, se juntando às demais embarcações.