
A terça-feira, 12 de novembro chegou com sol a Curitiba e 20ºC no termômetros às 6h10 desta manhã. No entanto, o avanço rápido de uma frente fria já provocava chuvas isoladas, com raios e rajadas de vento no Oeste do Paraná. Tempo doido seria uma boa definição para essa oscilação.
Em Curitiba, de acordo com as previsões de meteorologistas, a mínima do dia de 14ºC deve ser registrada à noite. O avanço desta frente fria provoca a queda das temperaturas em toda a região Leste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas para o Paraná: de tempestades e vendaval. Curitiba e toda a região leste pode ser atingida por chuvas intensas (entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia) e ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia mais:
- Ciclone bomba no Sul: meteorologistas descartam e alertam para ação de influencers sem informação técnica
- Paraná está sob alerta amarelo para vendaval; veja as regiões afetadas
- Tempo doido: segunda de calor, terça com chuva e quarta com máxima de 20ºC. Veja a gangorra

Madrugada teve chuva no Oeste e Sudoeste
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), essa frente fria já atua desde a madrugada, entre o oeste e o sudoeste e sul do estado, onde já foram registradas chuvas e trovoadas.
“A tendência do sistema frontal avançar ao longo do dia e afetar mais a metade sul paranaense. Portanto, tem previsão de chuva também para as outras áreas do centro-sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral”, afirma.
Com a frente fria, que segue avançando em direção ao Sudeste, e a influência do ar quente e úmido do Norte do País, se tem uma condição propícia para a formação de bastante vento, com rajadas que podem acontecer independente da chuva em vários estados. Da região Sul, em Mato Grosso e São Paulo, de acordo com o Climatempo.
Em Curitiba deve ocorrer uma queda mais acentuada das temperaturas, onde a mínima pode acontecer à noite na Capital paranaense. O alerta para temporais é valido para o Litoral do Paraná, com possibilidade de rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora.
Temperatura fica amena nos próximos dias
Jacóbsen afirma que o destaque nos próximos dias é para a temperatura que ameniza bastante. ” Hoje ainda faz um pouco de calor no Norte Pioneiro, chegando aos 32ºC, 33ºC. Mas nos próximos dias as temperaturas ficam bem mais amenas, o calor perde intensidade e o destaque, para a Região Metropolitana de Curitiba que fica com pouca variação da temperatura”, diz.
As temperaturas não sobem muito por conta do predomínio de céu nublado na região,, o que impede uma elevação maior da temperatura. Em Curitiba a máxima não deve passar dos 20ºC nos próximos dias.
Na região das praias, o tempo também fica mais fechado e com chuvisco ou garoa ocasional a qualquer hora do dia. Essa situação fica mais persistente até a quinta-feira. No interior do estado, predomínio de sol e temperaturas ganhando gradativa elevação nos próximos dias.