O verão deste ano está seguindo a risca a cartilha de calorão com pancadas isoladas. Temporais pontuais causam estragos em um dia, como os ocorridos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana e Curitiba (RMC), e no seguinte, o sol chega forte na mesma região, caso de Curitiba nesta quinta, 23. Segundo, os meteorologistas, essa chuva passageira, que pode ser volumosa, deve adentrar ao final de semana.
A previsão é válida para todo o Paraná que está sob alerta de tempestades. Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
O alerta não descarta a possibilidade de queda de granizo, mas há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, ainda que baixos. Isso porque as chuvas devem seguir as tendências de virem em forma de pancadas isoladas.
Curitiba amanheceu com neblina
Essa alta umidade, presente no Estado, deixou o amanhecer de Curitiba envolto a muita neblina nesta quinta, 23. No entanto, logo o sol apareceu em um céu limpo e sem nuvens. A temperatura de hoje pode chegar a 28ºC na Capital.
Já na região Norte e Nordeste esquenta mais. Em Umuarama e Paranavaí a máxima prevista é de 33ºC. Foz, Francisco Beltrão, União da Vitória, Pato Branco, no Sudeste, e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, podem ter 30ºC de máxima.
Estragos da chuva
O temporal desta quarta, 22, bairros de São José do Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde choveu mais de 30 mm. A Prefeitura de São José dos Pinhais, em nota, informou que o grande volume de água causou pequenos estragos em alguns espaços públicos e transtornos em alguns bairros, mobilizando imediatamente toda a equipe da administração municipal para atender os moradores e solucionar as questões emergenciais.
Entre os espaços públicos afetados estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Riacho Doce, Guatupê, Xingú e Cidade Jardim, que apresentaram pequenos danos devido ao grande volume de chuva. Uma sala do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rui Barbosa e Afonso Pena também sofreram pequenos danos causados pela forte chuva. Além disso, foram registradas três quedas de árvores na cidade.
Os bairros mais afetados incluem Independência, Cidade Jardim, Parque da Fonte, Iná, Modelo, Boneca do Iguaçu e São Marcos. Entre as vias mais impactadas estão a Rua Arapongas, Rua Teodoro Franco de Oliveira, Rua Almirante Alexandrino, Travessa Venezuela, Trincheira na Rua Constante Moro Sobrinho, Rua Cláudio Pereira da Cruz, Avenida Castro Alves, Rua Divonzir Luciano, Rua Paranaguá, Rua Maurilio da Cruz e Travessa Paraíba.