
A madrugada teve registros de temporais no Paraná. O Rio Ronda, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, transbordou na BR-376 e levou um carro durante o temporal que atingiu o município durante a madrugada desta quarta, 26. No oeste do Estado, em Toledo, fotos de uma plantação de milho com todos os pés varridos mostravam o estrago que o vento fez na plantação.
Leia mais:
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PR), um carro Fiorino, com placas de Londrina, que estava sobre a ponte no trecho urbano da BR-376, foi levado pela enxurrada. O condutor conseguiu sair do veículo antes que fosse levado.
Nesta quarta, o tempo segue instável e o Paraná tem alerta para temporais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta amarelo, o Estado pode ter chuvas entre Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Veja aqui.
Já o Simepar prevê a instabilidade mais ao Leste, onde está Curitiba, e ao litoral do estado. São regiões que apresentam bastante nebulosidade no período da manhã, assim como parte dos Campos Gerais e o Norte Pioneiro.
Há previsão de chuva fraca pela manhã. No entanto, é a partir da tarde que o ambiente atmosférico volta a ficar bastante instável no Paraná. “Isso por conta do forte aquecimento que será registrado já no período da manhã entre as faixas norte e oeste do estado”, explica o meteorologista Lizandro Jacobsen.
As regiões mais a Oeste e Norte poderão ter máximas acima dos 30 graus. Com esse ar quente e úmido, seguem a formação de nuvens de chuva e até mesmo de temporais. Pancadas de chuva e trovoadas são previstas a partir da tarde e, em algumas áreas pode se estender até a noite.
“Com essa maior presença de nuvens entre a capital e as praias, as temperaturas não conseguem apresentar a elevação da mesma proporção que vinha sendo registrado nos últimos dias. Mas mesmo assim, em Curitiba chega aos 25 graus e na região das praias chega aos 26, 27 graus nos termômetros”, prevê.
Antonina e Morretes, no Litoral, em torno dos 29 graus. No interior, o destaque é para o noroeste, que chega aos 34 graus entre Loanda e Paranavaí. Mas Foz do Iguaçu, Cascavel, no Oeste, chega aos 33ºC.
Sistema frontal traz mais chuva
Nos próximos dias, aumenta a instabilidade nas áreas de fronteira com Paraguai, Argentina e de divisa com Santa Catarina. Essas são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva durante a quinta-feira, enquanto que do Leste ao Norte do estado há predomínio de sol, com pouca chance de chuva.
Na quinta, pode haver uma leve trégua de chuva nessas regiões e um dia um pouco mais ensolarado, tanto em Curitiba como na região das praias, Campos Gerais e o Norte pioneiro. Mas, na sexta-feira, novamente o ambiente atmosférico volta a ficar bastante instável em todo o Paraná, por conta de mais uma passagem de frente fria pelo sul do Brasil.
E o sistema frontal se desloca de forma muito rápida, e por isso que aumenta muito o risco de temporais ao longo da sexta-feira.
Fim de semana com sol
Sábado e domingo terão predomínio de sol na maioria das regiões do estado e sem ocorrência de chuva, mas com grande variação da temperatura, ou seja, destaque para a amplitude térmica.