Terça-feira é de ventania no Paraná e Defesa Civil emite alerta em Curitiba

Da Redação Bem Paraná com sites

Colaboração - Vento derrubou árvore

O destaque desta terça-feira (30) esta por conta dos ventos fortes registrados principalmente nas regiões da metade sul do Paraná. No decorrer da tarde, os ventos se intensificam também nas demais regiões. A velocidade passou dos 70 km/h no Centro-Sul. Em Curitiba, os ventos estão na casa dos 50 km/h.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba reforça a recomendação para que as pessoas evitem sair de casa nesta terça-feira (30/6). Além da necessidade de isolamento social, como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, fortes ventos devem continuar atingindo as mais diversas regiões da cidade, podendo provocar estragos e acidentes.

“Nossa equipe está alerta e em constante monitoramento das condições climáticas na cidade, cruzando informações de diversos sistemas e serviços meteorológicos”, informa o coordenador da Defesa Civil, João Batista dos Santos.

Durante a manhã desta terça-feira (30/6), a Prefeitura recebeu 14 solicitações para verificação de quedas de árvore em oito endereços diferentes. Entre elas, está a queda de uma árvore de grande porte que atingiu poste de luz e transformadores na Rua Carneiro Lobo, no bairro Batel.

Guardas municipais isolaram o local e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi acionada para fazer o corte e a remoção da árvore. Agentes de trânsito orientam os motoristas quanto aos desvios.

“Em horários com grande incidência de ventos, o ideal é que a população não saia de casa, a pé ou dentro de um veículo. Se a saída for de extrema necessidade, deve-se evitar estacionar o veículo ou procurar abrigo embaixo de toldos de postos de combustível e em ruas com muitas árvores grandes, para evitar transtornos com possíveis quedas”, recomenda o coordenador da Defesa Civil.

O órgão alerta para a previsão de mais ventos – de moderados a fortes – no decorrer desta terça-feira (30/6), com chuva para o período da tarde e da noite. Não é descartada a possibilidade de temporais.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos devem variar de 60km/h a 100km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

Uma nova frente fria avança pelo Paraná ao longo do dia, mas com chuva menos expressiva prevista. Algum temporal pontual não está descartado, e os ventos de norte/noroeste sopram com intensidade moderada a forte por alguns momentos.

Pela manhã choveu de forma isolada em municípios do Sudoeste do Estado.

Na quarta-feia (1), o tempo fica mais firme e o sol aparece. Porém, uma massa de ar mais gelada derruba as temperaturas, e o Paraná deve ter dias seguidos de muito frio pela manhã, com possibilidade de formação de geadas de quarta até o sábado (4), com mínimas que podem ficar abaixo de 0ºC.