Terminal do Pinheirinho passa por reforma

Obras vão aumentar capacidade de atendimento do terminal em 40%

Bem Paraná

A Prefeitura vai reformar o terminal de ônibus Pinheirinho que atende, por dia, em torno de 130 mil pessoas. A reforma, já em processo de licitação, vai ampliar em 40% a capacidade de atendimento, chegando a 180 mil atendimentos. A reforma do terminal inclui melhorias como reforma de banheiros, calçadas, sinalização, pintura e implantação de novas rampas. “A Prefeitura reformará os terminais para oferecer mais conforto para a população”, diz o prefeito Beto Richa.

A reforma do terminal faz parte do projeto de ampliação e melhoria do transporte e do conjunto de obras da Linha Verde, avenida que a Prefeitura está construindo na antiga BR 116 e que vai abrigar o novo corredor de ônibus cidade.

Com a Linha Verde, a Prefeitura vai implantar uma nova linha de ônibus, a Pinheirinho/Centro que atenderá, inicialmente, em torno de 35 mil pessoas. A nova linha vai encurtar em pelo menos dez minutos o tempo de viagem, que hoje é de 35 minutos e usará as canaletas da Linha Verde e da avenida Marechal Floriano.

Os ônibus desta linha vão sair do terminal diretamente na Linha Verde. Para isso, a Prefeitura está ampliando, em 600 metros, a rua João Rodrigues Pinheiro, que no trecho entre o terminal e a Linha Verde será exclusiva para os ônibus. Em fase final de obras, o Ramal Pinheirinho terá o mesmo padrão da Linha Verde, com canaletas em concreto.

A reforma e ampliação do terminal e a implantação da nova linha de ônibus representam maior conforto tanto para quem usa ônibus para se deslocar do bairro para o centro, quanto para os passageiros que se dirigem a outros bairros e, para isso, usam os ônibus do Eixo Sul, formado pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro.

A implantação da linha Pinheirinho/Centro e a integração das linhas de ônibus alimentadores nas estações da Linha Verde vão reduzir a demanda sobre o Eixo Sul que hoje atende 260 mil passageiros por dia e é o mais carregado do sistema.

Além do Pinheirinho, a Prefeitura revitalizará os terminais do Capão Raso, Portão, Santa Cândida, Boa Vista, Centenário, Vila Oficinas, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Boqueirão, Carmo, Bairro Alto, Barreirinha, Caiuá, CIC, Fazendinha, Santa Felicidade e Sítio Cercado. As licitações para estes terminais já foram feitas. Também serão revitalizadas as estações tubo Central, Carlos Gomes, Eufrásio Correia, Rui Barbosa-Pinheirinho e Rui Barbosa-Pinhais.

Licitação – Empresas interessadas em participar da licitação da reforma do terminal Pinheirinho têm até as 9h do dia 23 de abril para entregar os documentos de habilitação e a proposta de preços no Serviço de Protocolo da Secretaria Municipal de Obras Públicas, na rua Emílio de Menezes, 450, bairro São Francisco. O edital pode ser adquirido, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Licitações e Cadastramento da secretaria, no mesmo endereço.