A Times Square de Curitiba, projeto que promete transformar um trecho da região central em um verdadeiro polo de publicidade digital, já está em andamento e com novidades importantes. Agora, a área de abrangência foi ampliada e vai além dos 592 metros da Rua Marechal Deodoro, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen, incluindo também o entorno da Praça Zacarias.
O projeto foi regulamentado pela Prefeitura de Curitiba por meio do Decreto Municipal 1.871/2024, que define as regras para que empresas de publicidade possam instalar painéis digitais, luminosos e telões nas fachadas de imóveis da região.
Três empresas já conseguiram alvarás para instalação dos equipamentos, e outras estão em processo de análise junto à Secretaria Municipal do Urbanismo. Os equipamentos já foram encomendados e, segundo a prefeitura, a instalação pode acontecer a qualquer momento. A previsão é que todo o espaço esteja ocupado até o fim da atual gestão do prefeito Eduardo Pimentel.
Onde será a “Times Square curitibana”?
O espaço autorizado compreende a Rua Marechal Deodoro, no trecho entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen, além de incluir também o entorno da Praça Zacarias. Ao todo, são 592 metros de extensão com potencial para abrigar até 20 mil metros quadrados de publicidade digital nas fachadas dos imóveis.
Três pontos já receberam alvarás para instalação dos painéis. Os primeiros ficam nos números 502 e 503 da Marechal Deodoro. O terceiro local autorizado está localizado próximo ao cruzamento com a Rua Marechal Floriano Peixoto. Outros pedidos devem ser analisados pela Secretaria Municipal do Urbanismo, e a instalação dos equipamentos pode acontecer a qualquer momento.
Quais são as regras para instalação da publicidade digital?
Para utilizar os espaços e transformar Curitiba em um polo nacional de mídia OOH, as empresas de publicidade devem seguir uma série de regras previstas no Decreto Municipal 1.871/2024. A primeira exigência é a obtenção de um alvará específico, com validade de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Além disso, os painéis digitais só poderão ser instalados mediante autorização formal do condomínio do prédio. Ou, na ausência deste, com o consentimento de todos os proprietários do imóvel. A iluminação dos telões também será controlada, os equipamentos precisarão ajustar a intensidade luminosa, especialmente à noite, para garantir conforto visual a pedestres, moradores e motoristas.
Outro ponto obrigatório é a reserva de uma hora diária para a veiculação de conteúdo de utilidade pública, dividida em inserções de até 30 segundos cada. O objetivo é equilibrar a presença da publicidade com informações relevantes para a população, como alertas, campanhas educativas e orientações de interesse coletivo.
Curitiba quer virar vitrine nacional de publicidade OOH
O projeto busca posicionar Curitiba como um dos principais polos de mídia digital do Brasil. Atualmente, a capital já é considerada a mais digital do país no segmento Out of Home (OOH).
A empresa curitibana Midialand, por exemplo, instalou 20 novas estruturas digitais nos últimos 12 meses e planeja mais 40 novas instalações em 2025.