Todo movimento conta, hoje, no Dia do Desafio entre cidades

Movimento mundial que estimula a prática saudável de atividade física começou à zero hora desta quarta-feira

Bem Paraná

O Paraná se remexe nesta quarta-feira, dia dedicado mundialmente ao Challenge Day, o Dia do Desafio, que estimula a prática saudável de atividades físicas — pelo menos 15 minutos. Pode ser qualquer atividade. Caminhar para o trabalho, pedalar, polir o carro, ou, procurar algumas de dezenas de atividades que as prefeituraas envolvidas programaram para este dia. O Dia do Desafio não rende prêmios, mas toca no orgulho municipal de conseguir levar mais pessoas a registrarem atividades que cidades oponentes, normalmente de outros países.
Curitiba, por exemplo, defende seis vitórias consecutivas neste ano. No ano passado bateu Región de Los Lagos, do Chile. Neste ano a disputa é contra duas grandes cidades — Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia, e Tegucigalpa, capital de Honduras. Para isso, e também para tentar repetir ou superar a marca de 2011 (mais de 765 mil participações confirmadas), a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba tem ações em todas as regionais.

Haverá uma programação especial na Boca Maldita a partir das 10 horas, com apresentações de 31 grupos e academias de dança, além de ginástica, brincadeiras e atividades recreativas promovidas pela equipe da SMLJ.
A Esporte, Lazer e Juventude também promoverá atividades durante todo o dia nos 24 Centros de Esporte e Lazer, com a realização de aulas de ginástica, caminhadas, alongamentos e atividades recreativas. Valem as atividades feitas desde a zero hora, que podem ser registradas até as 21 horas. Basta realizar qualquer tipo de atividade física e registrar pelo telefone 0800-643 6690 ou pelo site www.sescpr.com.br.
O Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, o estado conta com 328 municípios participantes. No Continente Americano, o evento é coordenado pelo Sesc SP. No Paraná o evento é coordenado pelo Sesc Paraná, integrante do Sistema Fecomércio Sesc e realizado pelas prefeituras, por meio de ações comunitárias, com o apoio de instituições locais e regionais. Todas as unidades do Sesc Paraná ficam envolvidas com o Dia do Desafio. Os participantes podem contar com aulas de ginástica, alongamento e atividades recreativas, muitas delas ao ar livre.