00444979
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Centenas de torcedores do Club Athletico Paranaense contribuíram com a Campanha Solidária da Prefeitura de Curitiba que arrecada alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene e limpeza para as famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul. As doações foram feitas na tarde deste domingo (5/5), quando o time enfrentou o Vasco, na Ligga Arena, na capital.

A triagem e contagem dos itens será feita nesta segunda-feira (6/5), pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), mas a expectativa é que as doações somem 5 toneladas de alimentos, 2 mil garrafas de água, além de produtos de higiene pessoal e limpeza.

“A Prefeitura de Curitiba agradece o coração solidário dos torcedores atleticanos que se uniram a essa ajuda humanitária que vai levar um pouco de esperança para nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, diz o prefeito Rafael Greca

CLIQUE AQUI e conheça os pontos de arrecadação da campanha.

Uma grande família

Os itens foram arrecadados em sete pontos de coleta montados no entorno da Ligga Arena, onde servidores da SMSAN e voluntários do programa Mesa Solidária – que reúne grupos que produzem e distribuem refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social – receberam cada doação.

Entre os voluntários estavam integrantes dos grupos Ama – Mulheres de Atitude – Força do Bem, Afago – Associação Fazendo Amigos e Gerando Oportunidades e a Associação Brasil-Japão (Jabra).  

Alisson Cezar Camargo e a mulher Paula foram até a Ligga Arena acompanhados dos filhos Vinícius, Nicolas e Nathan apenas para levar doações. Apesar de serem atleticanos, não ficaram para o jogo porque não tinham ingressos para todos.

Eles doaram papel higiênico, absorvente íntimo, pasta de dente, bolacha e pacotes de salgadinhos. “Um pouco de cada um ajuda muito quem está precisando”, disse Paula. Ela e o marido contaram que arrecadaram as doações junto a amigos que participam do grupo Parque Industrial, que têm em comum o amor pelo Club Athletico, e também fizeram compras no supermercado para contribuir para a campanha.

Nascido e criado na região do Água Verde, Reginaldo Alves da Silva também doou alimentos em uma das barracas de arrecadação. “Deveríamos ajudar todas as pessoas que precisam, não só em momentos de emergência como este que vive o Rio Grande do Sul”, disse o homem que costuma fazer ações solidárias, em conjunto com amigos, para doar em áreas carentes da cidade.

Campanha

A Campanha Solidária da Prefeitura de Curitiba é coordenada pela Defesa Civil do município e a Fundação de Ação Social (FAS), com o apoio da SMSAN e da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ).

Todas as doações arrecadadas pela Prefeitura de Curitiba serão encaminhadas para a Defesa Civil do Estado, responsável pelo envio ao Rio Grande do Sul.

Ainda dá tempo de contribuir com a campanha. As doações podem ser feitas até a próxima quarta-feira (8/5) em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania e unidades da FAS, da  SMSAN e da SMELJ.

A iniciativa privada também faz parte desse esforço. Entre as empresas e instituições que já se solidarizaram à campanha e são pontos de coleta estão as redes de supermercados Festval e Condor e o ParkShoppingBarigüi. O Rotary Clube de Curitiba e a empresa Landis+Gyr, que atua na área de gerenciamento de energia, farão doações.

Como contribuir

Contribuir com a campanha é fácil. Para doar grandes quantidades, os interessados podem abrir uma solicitação na Central 156, enquanto pequenas quantidades podem ser depositadas em um dos pontos de coleta instalados em toda a cidade.

O interessado também pode entrar em contato com o Disque Solidariedade, serviço da FAS que faz a coleta, triagem e distribuição de doações a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, pelo telefone 3350-3596.