Trabalhadores dos Correios devem entrar em greve nesta quarta

Funcionários reclamam de uma mudança prevista no plano de saúde dos funcionários

Redação Bem Paraná

Três dias após comemorar seus 351 anos de serviço postal e o Dia do Carteiro, trabalhadores dos Correios deverão entrar em greve por tempo indeterminado por conta de uma mudança prevista no plano de saúde dos funcionários. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná (SintcomPR), serão realizadas assembleias em todo o Paraná para deflagrar a greve contra o Postal Saúde.

A orientação do sindicato é que os funcionários não devem aceitar os cartões do novo plano – os trabalhadores reclamam que não querem pagar mensalidade e exigem melhorias do Correios Saúde. Com a mudança de gestão, reclama a classe, a Correios tenta transferir de gestão em Recursos Humanos para autogestão de pessoa jurídica vinculada.

Em nota, a empresa argumenta que cumpre tudo o que foi acordado no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e que não há justificativa para paralisações. O SintcomPR, por sua vez, afirma que a Correios passou por cima da decisão de dois acordos coletivos quando tentou aplicar a alteração no plano de saúde sem passar por uma comissão paritária.

Mesmo em caso de greve, a entrega de cartas e encomendas não deve ser prejudicada, uma vez que existe um plano de contingência para ser implantado durante paralisações.