
A segunda, 10, amanheceu com o trânsito bastante tumultuado na região do Centro Cívico e bairros vizinhos. Antes das 7 horas desta manhã, já havia congestionamento de algumas quadras que refletiam os bloqueio de pistas necessários à preparação do Circuito Red Bull Showrun. A prova automobilística ocorre neste final de semana em Curitiba, no dia 15, sábado.
Leia mais:
Ana Ehlert/Bem Paraná
A montagem da estrutura foi iniciada no último domingo, 9, e nesta manhã a região a mais afetada era a Avenida Cândido de Abreu nas proximidades da Prefeitura de Curitiba e Tribunal de Justiça do Paraná. O congestionamento da Cândido de Abreu e o tumulto no trânsito seguia pela Barão do Cerro Azul, em direção ao Centro, com motoristas buzinando sem parar.
A Superintendência de Trânsito (Setran) realiza os bloqueios na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, desde o último domingo, 9. As mudanças no trânsito começaram às 10h, com o bloqueio da pista central, nos dois sentidos, da Avenida Cândido de Abreu, entre as ruas Ernâni Santiago de Oliveira e Heitor Stockler de França. Os cruzamentos e as vias marginais permanecerão liberados para o tráfego.
Prova Red Bull exige montagem em etapas do Circuito
A prova será no dia 15 de março. No entanto, devido ao tamanho do evento, a montagem será feita em etapas, com bloqueios parciais e totais.
A partir das 00h30 desta segunda-feira (10/3) até 00h30 de quarta-feira (12/3), uma faixa de circulação nos dois sentidos da via central da Avenida Cândido de Abreu, entre as ruas Inácio Lustosa e Ernâni Santiago de Oliveira, será bloqueada. Os cruzamentos e a via marginal continuarão liberados.
Na quarta-feira (12/3), às 00h30, até 00h30 de quinta-feira (13/3), as pistas centrais da Avenida Cândido de Abreu terão bloqueio total entre as ruas Inácio Lustosa e Ernâni Santiago de Oliveira. Apenas a via marginal e os cruzamentos estarão liberados para o tráfego.
Na quinta-feira (13/3), às 00h30, até às 20h30 de sexta-feira (14/3), o bloqueio das pistas centrais da Avenida Cândido de Abreu será total, incluindo os cruzamentos, com exceção dos cruzamentos com as ruas Lysimaco Ferreira da Costa e Barão de Antonina, e da via marginal, que permanecerão liberados para o tráfego.
A partir das 21h de sexta-feira (14/3) até às 1h30 de domingo (16/3), dia posterior ao evento, haverá bloqueio total da avenida entre a Rua Inácio Lustosa e a rotatória do Largo da China, afetando tanto as pistas centrais quanto as marginais e cruzamentos.
Além disso, haverá bloqueio total nas seguintes vias de acesso:
- Rua Barão de Antonina (entre as ruas Mateus Leme e Heitor Stockler de França);
- Rua Senador Xavier da Silva (entre a Mateus Leme e a Cândido de Abreu);
- Rua Heitor Stockler de França (entre a Ary Camargo Queiroz e a Cândido de Abreu);
- Rua Euclides Bandeira (entre a Cândido de Abreu e a Rua Aristides Teixeira);
- Ruas Aristides Teixeira e Dr. Roberto Barroso (entre a Cândido de Abreu e a Rua João Papa XXIII);
- Rua Lysimaco Ferreira da Costa (entre a Rua João Papa XXIII e a Avenida Alvaro Ramos);
- Rua Ernâni Santiago de Oliveira (entre a Rua João Papa XXIII e a Avenida Alvaro Ramos).
Rotatórias com bloqueio para prova Red Bull
O trânsito entre as rotatórias do Largo da China e da Prefeitura também estará bloqueado a partir das 10h de domingo (9/3) até às 5h de segunda-feira (10/3). O trecho entre as rotatórias voltará a ser bloqueado apenas na sexta-feira (14/3), às 20h30, com liberação prevista para às 5h de segunda-feira (17/3). A circulação na rotatória da Prefeitura de Curitiba seguirá sem interrupções até o dia 14/3, quando será bloqueada às 20h30, com liberação prevista para às 5h de segunda-feira (17/3).
Liberação do trânsito
O trânsito será liberado gradualmente a partir das 1h30 de domingo (16/3), com a reabertura dos cruzamentos. A desmontagem da estrutura tem início previsto para segunda-feira (17/3) e poderá se estender até terça-feira (18/3). Agentes da Setran estarão no local para orientar os motoristas. Quem puder, evite a região dos bloqueios e utilize rotas alternativas.