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Intermodal 2025: qual é o meio de transporte mais rápido em Curitiba? Desafio dará resposta

AEN, editada por Ana Ehlert
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Desafio Intermodal 2025 irá responder qual é o meio de transporte mais rápido de Curitiba. (UFPR/Divulgação)

Um desafio, marcado para a próxima quarta, 24, pretende responder qual é efetivamente o meio mais rápido para se locomover em Curitiba. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Programa de Extensão Ciclovida, realiza o Desafio Intermodal 2025. A iniciativa avalia a eficiência de diferentes meios de transporte em Curitiba, durante o horário de pico, em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros.

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A largada está prevista para às 18h no hall do prédio de Administração do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico, com parada obrigatória no Escritório Verde da UTFPR e chegada no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. Os participantes são convidados pela organização. Não há inscrições abertas ao público.

Desafio reúne meios de transporte disponíveis em Curitiba

O desafio reúne os principais meios de transporte utilizados no dia a dia da cidade: pedestres (caminhando ou correndo), bicicletas, motocicletas, carros (incluindo táxi e aplicativos como Uber e 99), transporte coletivo (ônibus), além de patinetes, skates, patins e veículos autopropelidos. Também participam pessoas com deficiência, utilizando diferentes formas de locomoção, como cadeiras motorizadas e corrida guiada para deficientes visuais.

“Esse tipo de estudo é importante porque evidencia desigualdades na infraestrutura urbana. Produz dados técnicos que embasam políticas públicas de transporte sustentável e estimula a conscientização social sobre os impactos do modelo de mobilidade centrado no automóvel, mostrando alternativas mais saudáveis, econômicas e sustentáveis”, afirmou Silvana Nakamori, coordenadora do projeto.

Todos os deslocamentos serão monitorados por aplicativos de rastreamento. Os resultados serão analisados em três aspectos: tempo de deslocamento; custo para o usuário; e emissão de poluentes. A partir dessas métricas, serão geradas médias comparativas para indicar quais modais se mostram mais eficientes. Além disso, ao final da atividade, os participantes responderão a um questionário sobre a experiência, avaliando infraestrutura, calçadas, sinalização, pontos de congestionamento e aspectos de educação no trânsito.

Caráter científico e pedagógico do desafio intermodal

Mais do que uma competição, o Desafio Intermodal tem caráter pedagógico e científico. A metodologia é aplicada em disciplinas de graduação da UFPR e em escolas de ensino fundamental, consolidando-se como ferramenta de análise da mobilidade urbana e de educação em ciências, com foco na mobilidade sustentável.

Segundo a organização, o evento se consolida como espaço de ciência cidadã, engajamento social e formação acadêmica, aproximando universidade, escolas, organizações sociais, poder público e iniciativa privada na busca de soluções para a mobilidade em Curitiba. “Esse processo amplia a validade científica da iniciativa, consolidando o Desafio Intermodal como ferramenta pedagógica, de ciência cidadã e de formulação de políticas públicas de mobilidade sustentável”, concluiu.

Projeto e parcerias

O programa de extensão Ciclovida da UFPR organiza o evento por meio do seu projeto de extensão Desafio Intermodal. A edição de 2025 conta com o apoio do Festival Arte Bici Mobi, do Mandato da Professora Angela e de uma ampla rede de parceiros, entre eles: ASUFEPAR, AGASP/PR, Bicicletaria Cultural, CicloIguaçu, CicloParaná, CoolabBici, Dentro d’Água, DETRAN-PR, Grupo de Estudos em Transporte da UFPR (GET), HUB Mãozinha Verde, Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (UFPR), Ecossistema i9 UFPR, Observatório Nacional de Segurança Viária, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (PROEC), Rota Caiçara de Cicloturismo, União de Ciclistas do Brasil (UCB), além do Escritório Verde da UTFPR e do Setor de Tecnologia da UFPR.