trem biarticulado
Sanfona do ônibus biarticulado ficou destruída e veículo partiu em 2. (Ernani Ogata/Colaboração)

Um grave acidente entre um trem e um ônibus biarticulado deixou 11 pessoas feridas nesta noite de terça, 22, em Curitiba. No final da noite, um trem da empresa Rumo atingiu um ônibus biarticulado na Avenida Paraná, no bairro Cabral.

Leia mais:

O impacto da colisão do trem no veículo de transporte público foi tão forte que a sanfona que articulava o coletivo se soltou. O ônibus ficou divido em duas partes.

sanfona
Sanfona se partiu e ônibus foi dividido ao meio (Colaboração)

O motorista do ônibus disse que não ouviu o apito do trem. Em nota, a concessionária Rumo, declarou que o maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, porém, devido ao tamanho e o peso da locomotiva, ele não conseguiu parar a tempo.

Leia a nota na íntegra:

Um ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível na noite de ontem (22), no bairro Cabral, em Curitiba (PR). O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”.

O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.

Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada.

De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212).

A empresa Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus, informou em nota que havia 25 pessoas no veículo.

11 pessoas ficaram feridas no ônibus atingido pelo trem

As equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para atender os feridos no local.

Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas, mas nenhuma em estado grave.

Duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Evangélico, três ao Hospital São José, duas ao Hospital Cajuru e outras duas ao Hospital do Trabalhador.

Duas pessoas recusaram atendimento médico.

Uma vítima com ferimentos mais significativos foi classificada com lesões de natureza moderada.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil do Paraná.