Três adolescentes viajam escondidos em vagões de trem de Apucarana a Morretes

Redação Bem Paraná com assessoria

O trabalho de um vigilante da empresa de segurança da Rumo Logística colocou fim a uma traquinagem de moleques. No último dia 12 de setembro, ao fazer a ronda pelo pátio da empresa em Morretes, no litoral do Paraná, o vigilante encontrou três adolescentes de 12, 13 e 14 anos em cima de um vagão. Eles estariam voltando para casa, em Apucarana, norte do Estado, após terem chegado ao litoral pegando carona nos trens da empresa.

Os meninos de 12, 13 e 14 anos viajaram escondidos em meio a vagões da Empresa Rumo Logística de Apucarana até Paranaguá – 464 km distante de casa deles. O vigilante acionou a Polícia Militar, que por sua vez, encaminhou os adolescentes para o Conselho Tutelar da cidade, onde contaram que a viagem foi porque um dos três não conhecia o mar. Com eles foi encontrada uma mochila com várias bolachas, biscoitos e água, já que planejavam uma longa viagem.

O Conselho Tutelar de Morretes, ao entrar em contato com o Conselho Tutelar de Apucarana, descobriu que a viagem dos adolescentes não era a primeira. Segundo o Conselho der Apucarana eles já tinham viajado na rabeira de trens para Rolândia, Maringá e Mauá, todas cidades da região norte. Após saber da reincidência dos menores, os conselheiros de Morretes resolveram levar os menores e entregá-los pessoalmente ao Conselho Tutelar de Apucarana.

Ainda conforme informações do Conselho da cidade natal dos adolescentes, eles foram reencaminhados às famílias, além de serem submetidos a medidas de proteção da rede de Proteção da Infância e Adolescência, com acompanhamento psicológico, pedagógico e de assistência social. A decisão pelo acompanhamento foi devido a reincidência dos menores na fuga. Os menores seriam considerados pelas famílias como hiperativos e difíceis de controlar e ainda apresentariam problemas de frequência escolar. 

A empresa Rumo Logística, por meio de nota, afirmou “que pegar carona nos trens é uma atividade irregular, com risco de morte. Ao identificar algum fator de risco ou irregularidade, a comunidade pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 701 2255.”

Os garotos estavam preparados para a viagem. Com eles foi encontrada uma mochila com várias bolachas, biscoitos e água, já que planejavam uma longa viagem.