Três cursos da UFPR estão entre os dez mais concorridos no Sisu; veja quais

Redação Bem Paraná com assessoria
UFPR

UFPR (Crédito: Franklin de Freitas)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem três dos dez cursos mais concorridos do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025.

Embora a UFPR tenha vestibular próprio, cerca de um quinto das vagas da instituição são preenchidas pelo SiSU, que seleciona estudantes por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cursos mais concorridos

O curso de Biomedicina da UFPR foi o mais concorrido da edição, com 1.568 candidatos para seis vagas (261,3 candidatos por vaga).

Outra graduação do Setor de Ciências Biológicas da UFPR na lista foi Fisioterapia, que ocupou a sexta colocação com 867 candidatos para cinco vagas (173,4 candidatos por vaga).

Na décima posição ficou o curso de Medicina da UFPR em Toledo, com 1.662 inscritos para 12 vagas (138,5 candidatos por vaga).

Neste ano a UFPR disponibilizou pelo SiSU em torno de 1,3 mil vagas das cerca de 7,2 mil autorizadas pelo Ministério da Educação. Participaram do processo seletivo 121 dos 132 cursos da instituição.

Com matrículas encerradas no dia 31, o SiSU 2025 entra em fase de preenchimento das vagas remanescentes para os candidatos que manifestaram interesse em ficar na lista de espera.

Em alta

“Essa alta concorrência dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia no SiSU certamente é influenciada pelo número de vagas ofertadas, mas ainda assim impressiona e é um sinal do reconhecimento desses cursos da UFPR como referências nacionais nos seus campos”, diz o professor Thales Ricardo Cipriani, diretor do Setor de Ciências Biológicas.

No vestibular próprio da UFPR os cursos de Biomedicina e Fisioterapia também têm apresentado altas concorrências. No ano passado, Biomedicina foi a terceira graduação mais concorrida no vestibular, ficando atrás de Medicina Curitiba e Medicina Toledo.

Já Fisioterapia ocupou a sexta colocação, atrás de Psicologia e Direito.