Paraná fim do mistério

Tudo o que você precisa saber sobre o Tour Maçônico em Curitiba

O tour é a primeira experiência neste formato no mundo todo e o Bem Paraná acompanhou com exclusividade

Lívia Berbel
20250922_155746

Um dos templos no Tour Maçônico, em Curitiba (Lívia Berbel)

É verdade que a maçonaria é uma sociedade secreta? Existe mulher maçom? Maçonaria é uma religião? Muitas são as dúvidas sobre a maçonaria no Paraná, no Brasil e no mundo. Para os curiosos de plantão, a boa notícia é que Curitiba é a primeira cidade do mundo a ter um “Tour Maçônico”. Ou seja, é uma ótima oportunidade para conhecer os templos e tirar todas as dúvidas com especialistas no assunto.

A partir desta terça-feira (23), o tour criado pela Serra Verde Express começa a passear pela cidade, e o Bem Paraná acompanhou tudo com exclusividade. Além de conhecer os espaços restritos aos membros da ordem maçônica, o tour se propõe a desvendar os mistérios e acabar, ou pelo menos diminuir, o preconceito.

Para saber a história e algumas curiosidades sobre a maçonaria, clique aqui.

Como funciona o Tour Maçônico em Curitiba

O Tour Maçônico é a primeira experiência neste formato no mundo inteiro. Iniciativa da Serra Verde Express, ele foi preparado junto à Maçonaria do Paraná, instituição secular que reúne as três ordens maçônicas do estado: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e Grande Oriente do Paraná.

O tour conduz os curiosos por diferentes templos da capital, cada um ligado a ritos maçônicos distintos — escocês, moderno ou francês, York, brasileiro e Schröder. A arquitetura e a simbologia variam, mas todos compartilham valores universais: fraternidade, ética, liberdade e aperfeiçoamento pessoal.

Além disso, os visitantes também podem conhecer de perto os elementos tradicionais como o pavimento mosaico, as colunas zodiacais, a pedra bruta e a candeia da fraternidade. Também estão expostos exemplares do Livro da Lei, que pode ser a Bíblia, a Torá ou o Alcorão. Isso porque a maçonaria não é uma religião, ou seja, ele aceita todas as religiões e crenças.

Durante o tour, também é possível conhecer alguns objetos maçônicos históricos, saber mais sobre as cápsulas do tempo enterradas pelos maçons e tirar dúvidas sobre a maçonaria. Além disso, o passeio é conduzido por um guia, que explica a história e conta sobre feitos de alguns dos maçons no Paraná. 

O tour também apresenta as chamadas ordens paramaçônicas, ligadas à formação de jovens e à atuação feminina. Ordem DeMolay reúne meninos de 12 a 21 anos, ensinando liderança e cidadania. Por outro lado, há entidades como as Filhas de Jó e o Arco-Íris, que são voltadas para meninas.

Como participar do Tour Maçônico em Curitiba

O tour é uma iniciativa da Serra Verde Express, e acontece de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. Inaugurado hoje, o tour tem um custo por pessoa que inclui o guia, o transporte de van e as visitações no espaço. Os valores são a partir de R$140 para crianças, e R$180 para adultos.

Para agendar o seu tour, basta clicar aqui.