Paraná Congressos e eventos

Turismo de negócios está em alta, atrai milhares e mostra a força de Curitiba

Capital do Paraná é destino de centenas de congressos e eventos em diversas áreas

Redação Bem Paraná
3f1

Conferência da WAAVP reuniu 14.500 pessoas (Daniel Bueno)

O chamado turismo de negócios segue movimentado em Curitiba. Com centenas de congressos e eventos corporativos, a cidade recebe milhares de visitantes que movimentam a economia da cidade.
Até agosto deste ano, segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau, a cidade já havia sediado 85 eventos técnico-científicos, feiras e encontros. Em 2024, foram 140 eventos, que trouxeram milhares de visitantes para a cidade.

Do total, 38% dos turistas vieram motivados por compromissos de negócios, o que elevou a ocupação hoteleira a 100% no auge da temporada de congressos.

A localização estratégica e a infraestrutura oferecida pela capital paranaense são os principais atrativos para a realização de grandes eventos corporativos.

O Centro de Eventos Viasoft Experience, em Curitiba, por exemplo, recebeu no início de setembro a Feira do Empreendedor do Sebrae com público diário de cinco mil pessoas em média.

A demanda de eventos deste porte seguiu aquecida no calendário deste mês, com o 54º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com mais de quatro mil profissionais de todo país.

Em agosto, o Viasoft Experience contabilizou um dos maiores públicos no período. Foram 14.500 participantes em cinco grandes eventos, entre eles a Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP), a InterForensics, maior evento de Ciências Forenses da América Latina e a Convenção de Inverno do Sicredi.

O Viasoft Experience já tem confirmados mais de 150 eventos para 2025.

O complexo UP Experience foi eleito Centro de Convenções do Ano no Prêmio Capivara e foi destaque no Prêmio Embaixadores de Curitiba.

Procura

Segundo o diretor de Novos Negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que administra a UP Experience, Eduardo Faria, a procura pelo centro de convenções e pelos outros espaços localizados na Universidade Positivo tem crescido de forma consistente.

“A soma da estrutura de Curitiba com o nosso padrão de serviço explica os resultados tão positivos. Um único evento desse porte pode atrair cerca de 10 mil pessoas num único dia. Esse público impacta diretamente toda a cadeia do turismo de negócios da capital”, afirma.

Parceiro frequente, o Sicredi realiza diversos eventos por ano no complexo, que inclui ainda o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience, além de auditórios, a Biblioteca Roberto Campos Neto e outros espaços. Para a assessora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Valéria Ferreira, a infraestrutura da UP Experience é uma das melhores do Brasil. “A tecnologia, o conforto dos ambientes, a localização estratégica e a logística bem organizada tornam tudo mais fluido e agradável, tanto para quem participa quanto para quem organiza. Isso reforça a imagem do Sicredi como instituição que valoriza inovação, cuidado com as pessoas e excelência em tudo o que faz”, avalia.

Parceiros desde 2009

A Neodent também mantém relação de longa data com o Viasoft Experience, palco de dois de seus principais encontros: o Neodent Congress, voltado para clientes e profissionais da odontologia, e a Convenção de Vendas, destinada ao time interno.

Desde 2009, quando sediou a primeira edição do congresso, o local integra o calendário estratégico da empresa, reunindo milhares de participantes de 29 países. “Escolher a UP Experience vai além da estrutura física. É um parceiro que agrega valor à entrega dos nossos eventos”, avalia a gerente de Eventos da Neodent, Ana Paula Cardial.

Pesquisa também mostra evolução do turismo de lazer

A Pesquisa de Demanda Turística 2024, realizada pelo Instituto Municipal de Turismo ao longo do ano passado mostra que 33,3% dos turistas vieram à cidade para passear, descansar ou participar de atividades de lazer, enquanto 24% vieram a negócios, segmento que, historicamente, liderava o fluxo de visitantes. O resultado da pesquisa foi divulgado em agosto deste ano.

Em 2024, Curitiba recebeu 10 milhões de visitantes, sendo 8,2 milhões de turistas e 1,9 milhão de excursionistas (visitantes sem pernoite), um crescimento de quase 10% e 40%, respectivamente, em relação a 2022, ano da pesquisa anterior. O impacto econômico foi de R$ 13,8 bilhões, beneficiando diferentes setores da economia.

Origem

O levantamento do Instituto Municipal de Turismo revelou que a maioria dos turistas vem das regiões Sudeste (38,7%) e Sul (34,5%) do Brasil, com destaque para São Paulo (25%), Paraná (16,1%) e Santa Catarina (11,7%). Os estrangeiros representaram 2,9% do total, principalmente da Argentina, Portugal e Itália.

Mulheres foram ligeiramente maioria entre os visitantes (54%) e a faixa etária predominante ficou entre 25 e 44 anos. A média de permanência dos turistas foi de 3,9 pernoites, com hotéis sendo a principal forma de hospedagem (54,2%).

O lazer foi o principal motivo das viagens (33,3%), seguido por negócios (24%) e visita a parentes e amigos (18,4%). As redes sociais tiveram papel relevante na escolha do destino, sendo citadas por 34,4% dos turistas como principal fonte de informação.