11f1
O ano passado registrou o recorde de visitantes estrangeiros no País (Roberto Dziura Jr/AEN)

Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal apontam que o Paraná recebeu 894.536 turistas estrangeiros ao longo do ano passado, um aumento de 13,2% em relação a 2023, que registrou 791.504 turistas. Com o resultado, o Paraná foi o terceiro principal portão de entrada de turistas estrangeiros no País.

Com esse total, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (2.207.015) e Rio de Janeiro (1.513.235) em número de chegadas internacionais. Rio Grande do Sul (879.412), em quarto lugar, e Santa Catarina (415.751), na quinta posição, completam o top 5.

Além das tradicionais atrações turísticas da capital, Curitiba, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, o Paraná se destaca por destinos como Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, que oferecem uma combinação de belezas naturais e turismo de aventura.

O MON, por exemplo, bateu recorde de visitantes em 2024, com 712 mil, e o Parque Nacional do Iguaçu recebeu estrangeiros de 187 nacionalidades (com liderança para Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Alemanha, Peru, Chile e Colômbia), o que significou 42% do público do ano (1,8 milhão de pessoas).
Quem veio
Os paraguaios são os maiores visitantes do Paraná, com 323.342 turistas ao longo de 2024. Na sequência, aparecem os turistas da Argentina (230.527), Estados Unidos (33.227), além do Chile e da Espanha, que juntos somaram mais de 40 mil visitantes.

O transporte aéreo é o principal meio de acesso ao País, responsável por dois terços das chegadas de turistas internacionais, seguido pelo transporte terrestre, que representa 28,7% do total.

Brasil
O ano de 2024 foi o melhor ano da história para o turismo internacional brasileiro, com 6.657.377 turistas estrangeiros chegando ao País, um aumento de 12,6% na comparação com 2023.

Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Feira de Madri
De olho nos espanhóis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, participa pela primeira vez da Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madri, na Espanha. Esta é a 45ª edição do evento, que acontece entre os dias 22 a 26 de janeiro e é um dos maiores e mais consolidados do setor no mundo. O objetivo é reforçar a divulgação do Estado junto aos europeus.

A Secretaria do Turismo terá com estande próprio, onde serão realizadas ações de interação com o público, divulgação, busca de contatos e parcerias, além de outras atividades com foco na promoção do turismo estadual. A Setu-PR vai apresentar os atrativos do Paraná em variados segmentos, como natureza, ecoturismo e turismo gastronômico, além de cases de sucesso e o potencial paranaense dentro da recepção de grandes shows e eventos.

O espaço do Paraná no evento vai contar com oito expositores, que devem apresentar seus serviços e experiências relacionadas ao turismo paranaense. O evento acontece na Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), com mais de 69.000 metros quadrados para exposição. O evento é conhecido por seu amplo ambiente de aprendizado, propício para que os participantes conheçam novos fornecedores e clientes, fortalecendo relações comerciais e multiplicando as oportunidades de negócios. Em novembro do ano passado, foi anunciado que o Brasil seria o país homenageado na 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR) em 2025.