Um município no Oeste do Paraná tem chamado atenção por unir turismo religioso e turismo de natureza, devido às trilhas e cachoeiras no local. Braganey é uma cidade tranquila com cerca de 6 mil habitantes e pode ser uma ótima opção fora do roteiro mais conhecido no Paraná.
Onde fica Braganey e como chegar
Localizado no Oeste do Paraná, Braganey está a aproximadamente 50 km de Cascavel e a 530 km de Curitiba, sendo facilmente acessada pela BR-277 e PR-486. Essa localização permite que Braganey seja visitada tanto por moradores da região quanto por turistas que viajam pelo interior do Estado. É uma opção pouco explorada por turistas, mas que tem opções para quem procura descanso e natureza.
- Conheça a cidade no Paraná a 460 km do mar, mas que é polo da indústria náutica
- Conheça a cidade paranaense de 13,7 mil habitantes que está entre as mais inteligentes do mundo
É possível fazer o trajeto de carro, ou de avião e carro. De avião, a viagem seria até Cascavel e Braganey depois.
Turismo religioso em Braganey
O município de Braganey é a sede do Santuário Nossa Senhora da Salette e também é onde fica a maior estátua da santa no Brasil. Segundo a tradição católica, Nossa Senhora da Salette é o título dado à Virgem Maria que apareceu em 1846 na vila de La Salette, nos Alpes franceses. Na ocasião, Maria transmitiu mensagens de oração, penitência e reconciliação.
Hoje, Braganey abriga a maior estátua da santa no país. São 15 metros de altura. Além disso, a cidade ficou conhecida pela Romaria que acontece todo mês de setembro. É comum que mais de 30 mil pessoas se reúnam no evento religioso. Ou seja, a cidade está acostumada a receber uma grande multidão.
Descanso e belas paisagens
Engana-se quem pensa que Braganey acaba no turismo religioso. O município de 6 mil habitantes tem paisagens, cachoeiras e muita natureza para quem gosta de relaxar. Entre os atrativos mais procurados está a Cachoeira Rio das Antas, localizada a cerca de 20 km do centro, acessível por estradas rurais que passam pelas plantações agrícolas da região.
Outro ponto de encontro é o Lago Vereador Vicente Perinazzo, que reúne lazer, descontração e prática esportiva. Com aproximadamente 4 km de extensão para caminhadas e corridas, o espaço é cercado por áreas verdes e abriga diferentes espécies de peixes coloridos, que costumam ser alimentados por moradores e visitantes nos fins de tarde. Ao lado do lago também está o centro de eventos da cidade, que recebe atividades culturais e comunitárias. A cidade conta com várias pousadas rurais, como o Recanto MNG e o Recanto das Águas.