– A partir desta semana, a Uber passa a distribuir adesivos com o logotipo da empresa para os motoristas parceiros ativos em Curitiba. A identificação, que deverá ser colada no para-brisa dos veículos, é uma das regras da regulamentação que foi aprovada recentemente para o serviço de transporte por aplicativo na capital paranaense.
O adesivo se soma aos dados já informados normalmente no aplicativo para ajudar os usuários a identificar o veículo solicitado. Entretanto, para solicitar viagens, nada muda: o sistema da Uber continua o mesmo e todas as viagens precisam, necessariamente, ser solicitadas pelo aplicativo. Feito o pedido, o usuário continuará tendo de antemão as informações do motorista (nome, foto, avaliação, cor do carro e placa do veículo) com quem vai viajar.
Os adesivos começam a ser distribuídos esta semana, mas ainda levará algumas semanas para que todos os carros circulando em Curitiba estejam identificados. O motorista parceiro poderá retirar seu adesivo no centro de atendimento da Uber, em Curitiba, e será o responsável pelo uso da identificação no veículo. Por conta da flexibilidade oferecida pela Uber para atuar pelo aplicativo, o material do adesivo permitirá que ele seja removido do veículo quando o motorista não estiver usando a plataforma.
Da mesma forma que para os usuários, o sistema de recebimento de solicitação de viagens continuará o mesmo para os motoristas – somente pelo aplicativo. O motorista receberá o nome e localização de todas as pessoas que solicitam viagens.
Em todos os casos, não há viagens anônimas na plataforma e todas são monitoradas por meio de GPS. Antes de iniciar qualquer viagem, todos os usuários da Uber devem necessariamente se cadastrar na plataforma. É necessário inserir cartão de crédito, débito ou CPF e data de nascimento antes de ter acesso ao aplicativo – dados que são conferidos com a base de dados do governo federal para confirmar a identidade. Também vale lembrar que, para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR, e passar por uma verificação de segurança. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo do ano corrente.