
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) convoca os candidatos inscritos no Vestibular 2026 que se autodeclararam pretos ou pardos para bancas de validação. Eles devem conferir a lista de convocados para a entrevista on-line.
Leia mais:
A lista e o comprovante de ensalamento, com o dia e horário em que cada candidato deve se apresentar, estão disponíveis neste link. As entrevistas acontecerão entre os dias 4 e 15 de agosto.
É importante ressaltar que nem todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos foram convocados para a banca de validação. A lista de candidatos dispensados está disponível no Anexo II do edital de convocação.
Casos de dispensa da banca de validação
Há duas situações em que o candidato é dispensado da entrevista. A primeira é quando a pessoa já participou de bancas em processos seletivos ou concursos públicos anteriores da UFPR. Nesse caso, prevalece a decisão tomada pela banca naquela ocasião.
O segundo caso de dispensa da entrevista com a banca de validação é quando o curso para o qual a pessoa se inscreveu teve número de inscritos menor do que o número de vagas.
Nesse caso, todos os candidatos inscritos serão alocados na categoria de ampla concorrência, tornando desnecessária a validação da autodeclaração.
Os candidatos convocados para a entrevista com a banca devem observar as seguintes recomendações, conforme previsto no item 4.2.3 do Edital nº 28/2025:
a) usar roupas claras;
b) providenciar ambiente com iluminação adequada para o rosto;
c) não usar nenhum tipo de maquiagem;
d) não usar qualquer adereço que comprometa a análise do fenótipo racial negro;
e) obedecer às solicitações dos membros da banca;
f) assegurar-se de que tenha uma conexão segura de internet;
g) utilizar dispositivo com câmera, microfone e alto-falante, como computador pessoal (PC)
ou dispositivos móveis (smartphone ou tablet);
h) apresentar documento oficial de identidade com foto.
O resultado preliminar das bancas de validação será divulgado no dia 18 de agosto às 18 horas.