UFPR fica entre as 10 universidades brasileiras mais bem posicionadas em ranking internacional

Redação Bem Paraná com assessoria
UFPR

UFPR (Crédito: Franklin de Freitas)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as dez universidades brasileiras mais bem posicionada. A colocação faz parte do ranking do Webometrics Ranking of World Universities, editado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão público de pesquisa do governo espanhol.

Em nível mundial, a UFPR ocupou a 612ª posição. O ranking informou ter avaliado quase 32 mil instituições em mais de 200 países, preocupando-se em dar espaço às instituições do Sul Global.

Segundo o CSIC, o ranking é publicado desde 2004 “com o objetivo de promover o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas universidades”. O modelo de classificação é baseado em indicadores webométricos e bibliométricos.

Acesso aberto

O grupo de pesquisa Cybermetrics Lab, que produz o ranking, analisa o esforço das universidades em manter o acesso aberto ao conhecimento produzido por elas.

Por isso, sugere três indicadores: visibilidade (impacto do conteúdo na internet), que usa dados da base Majestic; excelência (principais artigos citados), com dados da Scimago/Scopus; e transparência ou abertura (principais pesquisadores citados), com dados da Google Scholar.

Para a lista em questão, os dados da web foram recolhidos nos primeiros dias de janeiro, enquanto a informação bibliométrica cobre o período de 2019 a 2023.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades federais se destacaram na edição, com classificação de 68 das 69. A exceção foi a recém-criada Universidade do Norte do Tocantins (UFNT).