Dos 1.776 candidatos inscritos ao vestibular da UFPR Litoral, 1.722 (97%) compareceram, na tarde deste domingo (31), à primeira fase do processo seletivo. O número de candidatos faltantes foi de apenas 54 (3%).
Segundo o professor Valdo Cavallet, diretor da UFPR Litoral, a chuva que atingiu Matinhos pouco antes do início das provas não prejudicou o vestibular. “Historicamente, o nosso percentual de comparecimento é sempre alto, mas desta vez é recorde”, observou. “O processo está ocorrendo conforme o planejado, sem incidentes.”
Em 2008, 95,6% dos candidatos haviam comparecido na primeira fase.
O vestibular da UFPR Litoral oferece neste ano 475 vagas – 23% a mais do que em 2008, quando o total de vagas foi de 385. Todas as 90 novas vagas são noturnas. No total, são 14 cursos de graduação e um curso técnico integrado ao Ensino Médio [confira lista abaixo].
Aproximadamente 82% dos candidatos inscritos vivem num dos sete municípios do litoral paranaense; 58% são mulheres. “Trabalhamos durante o ano inteiro para informar os alunos das escolas da região sobre a universidade”, explica Cavallet.
As provas da primeira fase ocorreram em quatro locais diferentes, todos em Matinhos. Os candidatos tiveram até cinco horas para responder a 80 questões sobre conhecimentos gerais. O gabarito provisório será divulgado pelo Núcleo de Concursos da UFPR após o término da prova, através do endereço www.nc.ufpr.br.
A divulgação da lista dos aprovados para a segunda fase, que terá questões discursivas de produção e compreensão de textos, está prevista para o próximo dia 10 de junho. A segunda fase acontece no dia 21 do mesmo mês.
Cursos
A partir deste ano, há quatro novas opções de curso de graduação na UFPR Litoral: Saúde Coletiva; Informática e Cidadania; Gestão Desportiva e do Lazer; e Linguagem e Comunicação. Os três primeiros são cursos de bacharelado. O quarto, de licenciatura.
Além dos novos cursos, outra mudança foi a transformação dos cursos profissionalizantes de Gestão de Turismo e de Gestão Imobiliária, que passam à condição de cursos de tecnologia, com “status” de graduação.
Os cursos mais concorridos no vestibular deste ano são Fisioterapia (10,63 candidatos por vaga), Gestão e Empreendedorismo (5,40), Gestão Ambiental (4,97), Informática e Cidadania (4,80), Gestão Desportiva e do Lazer (4,13) e Serviço Social (4,10).
O curso profissionalizante de Enfermagem deixou de ser ofertado pela UFPR em Matinhos, já que o mesmo é oferecido pelo recém-criado Instituto Federal do Paraná (IFPR), em sua unidade de Paranaguá.
Assim como no vestibular geral da UFPR, o processo seletivo de sua unidade no litoral reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.
A UFPR Litoral é resultado de uma parceria que envolve o governo federal, responsável pelo quadro de servidores docentes e técnico-administrativos e pelo projeto político pedagógico; o governo estadual, responsável pela infraestrutura; e a prefeitura local, que oferece serviços de limpeza e segurança
Paraná
Provas