Última segunda-feira do ano começa amena com 15ºC em Curitiba. Confira se a Virada do Ano será com ou sem chuva

Redação Bem Paraná com assessoria
unnamed – 2024-07-23T133725.786

Ciclista pedala após a chuva na Praça Garibaldi, Largo da Ordem, Centro histórico de Curitiba. Foto: Daniel Castellano divulgação

Esta última segunda-feira, 30, deste ano chega a Curitiba e parte do Paraná com temperaturas amenas. Faz 15º de mínima na Capital e Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O dia amanhece com 17ºC em Pato Branco e União da Vitória.

Pela manhã, o sol deve aparecer com mais intensidade favorecendo a elevação das temperaturas, como é característico no Verão. À tarde, áreas de instabilidade se formam e provocam pancadas de chuva localizadas.

Em Curitiba, à tarde a previsão é de 24ºC. Em Paranavaí e Umuarama a tarde faz calor de 32ºC, 33ºC em Maringá.

Este padrão persiste na segunda e terça-feira, com temperaturas elevadas, com as máximas podendo atingir os 30ºC na região do Centro-Oeste e do Estado, e podendo até mesmo ultrapassar os 30ºC na região Centro-Oeste do Estado.


Vai chover na virada do ano?

A meteorologista Julia Munhoz, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), afirma que a previsão para Centro-Oeste do Estado, que engloba as regiões do Noroeste, Oeste e Sudoeste, do Paraná, é de tempo estável, com pouca presença de nebulosidade.

Já regiões do Centro-Leste, que engloba as regiões Norte-Pioneiro, Leste, Campos Gerais e Sudeste deve haver maior cobertura de nuvens trazendo a umidade oceânica para essas áreas.

“E com isso, não se descarta a possibilidade de chuva localizada e de intensidade fraca para essas regiões, especialmente entre a região metropolitana de Curitiba e o Litoral”, diz Julia.

Para quarta-feira, os ventos que sopram de leste persistem, mantendo as condições de tempo nessas áreas do Centro Leste do Estado semelhante com a dos dias anteriores.

Porém, nos setores mais a Oeste do Estado, os ventos da componente de norte se intensificam, convergindo, e por isso há maior condição de instabilidade. “Pancadas de chuvas isoladas com descargas elétricas que podem ser intensas em algumas localidades são esperadas, principalmente para as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste”, diz.

Em geral, essas condições de chuva são bastante típicas da estação do verão, pancadas rápidas que localmente podem ser fortes.